A Bahiagás sediou, na quarta-feira (12), o X Encontro Abegás Nordeste, realizado no Quality Hotel, no Stiep. O evento, que contou com a presença de representantes de distribuidoras de gás natural de outros estados da região, teve o objetivo de apresentar os resultados preliminares da Chamada Pública Coordenada e discutir a adaptação das companhias às questões legais que envolvem o mercado de gás.
Conforme foi apresentado no encontro, durante o período da Chamada Pública Coordenada para aquisição de gás natural, nove empresas enviaram propostas para as distribuidoras participantes: Bahiagás, Algás (Alagoas), Cegás (Ceará), PBgás (Paraíba), Copergás (Pernambuco), Potigás (Rio Grande do Norte) e Sergás (Sergipe). Ao todo, foram 22 propostas com um total de 38 modalidades de suprimento oferecidas. Entre os próximos passos a serem dados estão a reunião com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e análise do perfil da demanda.
“É muito importante este momento com a presença das companhias para a compreensão e nivelamento das informações sobre a Chamada Pública por parte de todos os participantes deste processo”, ressaltou a diretora técnica e comercial da Bahiagás, Gabriela Damasceno.
Arcabouço legal
Convidado para o encontro, o procurador do Estado da Bahia, Ailton Cardozo, falou sobre a adaptação das concessionárias de gás natural do Nordeste ao novo arcabouço legal (nova Lei das Estatais – Lei nº 13.303/16; alteração da Lei de Inovação – Lei nº 13.243/16) e estratégias de contratação.
Cardozo chamou a atenção para a necessidade de parcerias como forma de tornar as distribuidoras mais competitivas. “Temos que ter uma visão de novos instrumentos de contratação, diferente do que a gente vem fazendo ao longo dos anos. A criação de novas parcerias estratégicas é um instrumento muito relevante e eu acho que essa sinergia entre as empresas do Nordeste pode permitir a gente avançar nesse sentido”, disse.
Consórcio Nordeste
Conforme destacou o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, a união de diferentes concessionárias nordestinas de gás natural, para a realização de uma Chamada Pública conjunta, segue o rumo do Consórcio Nordeste, criado em março deste ano, sob liderança do governador Rui Costa, e que prevê parceria em projetos econômicos, políticos, infraestrutural e social entre os estados que compõem a região.
“Com a soma dos nossos esforços, vamos usar melhor as coisas positivas que temos alcançado e desenvolver parcerias. E a união dos estados do Nordeste vai proporcionar, ainda mais, o crescimento da região”, ressaltou o gestor da companhia baiana.
Para o diretor-presidente da Cegás, Hugo Figueiredo, o evento foi produtivo. “Este encontro foi fundamental para estabelecermos uma série de parcerias, a começar pela compra conjunta de gás natural”, observou. “Neste momento de muitas mudanças no país, é importante que haja uma sinergia entre os estados do Nordeste para que a gente consiga, juntos, ter mais força de negociação”, acrescentou a diretora-presidente da Potigas, Larissa Dantas. “A Bahia liderou esse processo quando tomou a iniciativa de fazer uma Chamada Pública para aquisição de gás natural. Agora estamos todos integrados nesta ideia”, completou o diretor-presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti.
Fonte: Bahiagás / Comunicação
Related Posts
Bahiagás participa do lançamento do Programa Ouro Negro 2025
O Programa Ouro Negro 2025, iniciativa do Governo do Estado para valorização dos blocos afros no Carnaval baiano, foi lançado no último dia 20, em evento no Pelourinho. Neste ano, serão contemplados 112...
Música baiana se despede de Carlos Pitta
É com profundo pesar que a Bahiagás lamenta o falecimento, no dia 7 de janeiro de 2025, do cantor e compositor Carlos Pitta, com quem teve o prazer de celebrar diversas parcerias ao longo da sua trajetória....