A ANP publicou resolução que trata da transparência no mercado de gás natural. Entre as exigências impostas está a divulgação de contratos firmes de fornecimento de gás às distribuidoras, o que afeta diretamente a Petrobras, atualmente, a principal fornecedora do combustível.
Além disso, a agência reguladora informará ao mercado o volume e os preços médios de gás comercializados pelos agentes, o que permitirá, consequentemente, o cálculo da capacidade ociosa da rede de transporte.
Se a ANP detectar domínio de mercado por algum dos agentes, o caso deve ser levado ao Cade e poderá também cassar a autorização para operação desse agente.
Fonte: IstoÉ Dinheiro / Estadão Conteúdo
Related Posts
ANP retoma discussão sobre gas release; veja a nova agenda regulatória do gás natural
A ANP vai retomar este ano a discussão sobre a proposta de um programa de redução da concentração do mercado de gás natural (o gas release). A relatoria ficará com a diretora substituta Mariana Cavadinha. A...
ANP aprova revisão de resolução sobre o gás natural
A diretoria da ANP aprovou, nesta quinta (15), a revisão da Resolução ANP nº 16/2008, que trata das especificações e regras de controle da qualidade do gás natural. Segundo a agência reguladora, a nova...