O governo federal publicou quinta-feira (25) no Diário Oficial da União decreto criando o Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural. Na terça-feira (23), o decreto foi assinado em solenidade no Palácio do Planalto, quando o governo lançou o programa Novo Mercado de Gás, que tem por objetivo de estimular a competição no setor.
Caberá ao comitê monitorar a implementação das ações necessárias à abertura do mercado de gás natural e propor ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) eventuais medidas complementares.
Integrarão o comitê representantes dos ministérios de Minas e Energia, Economia e Casa Civil, além da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
De acordo com o decreto, o colegiado se reunirá a cada dois meses ou extraordinariamente, sempre que convocado e terá ainda que elaborar relatórios trimestrais sobre a evolução das ações implementadas para a abertura do mercado de gás no país.
Fonte: Agência Brasil / EBC
Related Posts
CEGÁS e Petrobras discutem novas oportunidades no mercado de gás
Na terça (03), a CEGÁS recebeu, em sua sede, representantes da Petrobras, incluindo gerentes e coordenadores dos mercados cativo e spot. O encontro teve como pauta a análise de tendências do setor de gás,...
Decreto do biometano deve sair esta semana, diz Pietro Mendes
Segundo o novo diretor da ANP, Pietro Mendes, o decreto de regulamentação do mandato do biometano deve ser publicado ainda esta semana. O programa de incentivo ao biocombustível, criado pela lei do...

