Primeira versão do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG), elaborado pela EPE, mapeou um 11 projetos potenciais para extensão da malha de transporte de gás natural, totalizando cerca de 2 mil km de novos dutos.
— Representam um investimento estimado em R$ 17 bilhões, para elevar em 124 milhões de m³/dia a capacidade nacional de transporte.
— Maior parte dos projetos está relacionado a novas fontes de gás natural a partir de terminais de regaseificação de GNL. Há também oportunidades de ampliação da malha para conectar novos mercados.
O PIG substituiu o Plano Decenal de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (PEMAT), que previa a indicação de gasodutos para leilões de concessão, coordenados pela ANP. O PIG, por sua vez, já considera a possibilidade de mudança na regulação do setor…
–…A expectativa do governo é a nova Lei do Gás, em discussão na Câmara dos Deputados, inclua um regime de autorização para construção de novos gasodutos, substituindo a necessidade de leilões de concessão.
Fonte: Epbr
Related Posts
ANP decide não adiar consulta sobre plano de transporte de gás
A Diretoria da ANP decidiu, por unanimidade, encerrar a Consulta Pública nº 3/2025, que trata do Plano Coordenado de Desenvolvimento do Sistema de Transporte de Gás Natural proposto pela ATGás, que...
ANP libera importação de gás da Argentina e da Bolívia para Tradener e Voqen
A ANP autorizou as empresas Tradener e Voqen Energia a importarem gás natural da Argentina e da Bolívia. As autorizações são válidas por dois anos. Para atender distribuidoras nacionais, comercializadoras e...