Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Setor de gás de xisto será prioridade

A estatal de petróleo e gás YPF terá como presidente o ortodoxo Guillermo Nielsen, que até pouco tempo era o nome dos economistas próximos a Alberto Fernández para ocupar a pasta da Economia. Nielsen, ex-secretário de Finanças (2002-2005), estará à frente das operações em Vaca Muerta, que concentra uma das maiores reservas de petróleo e gás de xisto do mundo. Embora seja respeitado no mercado, vai precisar de normas claras para conseguir atrair investimentos.

Ao lado do setor agropecuário, o setor de petróleo e gás é a grande aposta do governo para se conseguir os dólares que a Argentina precisa para pagar credores da dívida e mover a economia.

“A confirmação de Nielsen é boa porque ele está trabalhando em uma estrutura jurídica para blindar Vaca Muerta”, afirmou Martín Tetaz, da Universidade de La Plata, referindo-se a um projeto de lei para proteger a companhia de tensões políticos e estabelecer políticas de Estado para a reserva.

Haveria um novo marco regulatório de investimentos para Vaca Muerta. Porém, conforme observou Tetaz, como as regras do jogo mudaram tanto nos últimos anos, será difícil que os investidores tenham confiança suficiente para investir sem ter certeza da rentabilidade e segurança jurídica. “Não vão confiar somente na chegada de Nielsen, mas sim em medidas concretas que protejam seus investimentos”.

O analista da consultoria Control Risks Gabriel Brasil coincide que vê o Nielsen como figura respeitada no mercado e com trânsito com investidores nos EUA, o que é uma sinalização positiva para a empresa, em termos de perspectiva de gestão.

Por outro lado, pondera, as perspectivas para Vaca Muerta vão continuar condicionadas às normas, subsídios, estímulos fiscais e tarifas, e, especialmente, ao ambiente regulatório.

Vaca Muerta está paralisada à espera destas definições. A notícia durante a campanha de que as tarifas seriam desdolarizadas assustaram os empresários, que agora esperam o governo eleito tomar posse para conhecer qual será a nova política para o setor.

A ideia de Nielsen é oferecer regras capazes de dar confiança aos investidores em Vaca Muerta, que, segundo ele, poderia atrair US$ 30 bilhões em investimentos.

“Vamos ter de ver bem como serão as regras porque o governo não pode pedir investimentos se não deixa o investidor cobrar o preço que precisa para seu retorno”, afirmou um CEO de uma companhia que opera na área.

 

Fonte: Valor Econômico

Related Posts