Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a diretoria-geral da ANP, Rodolfo Henrique de Saboia, é contra-almirante da Marinha, transferido para a reserva em 2012. Segundo uma fonte ouvida pelo Valor, ele foi colega de turma do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, durante a formação na Marinha.
De acordo com seu perfil pessoal na rede social LinkedIn, Saboia tem longa carreira militar. Ele é bacharel em ciências navais pela Escola Naval, com doutorado em política e estratégia marítimas, pela Escola de Guerra Naval.
A indicação de Saboia é vista como uma demonstração de força de Albuquerque no governo. Antes mesmo da confirmação da indicação, o mercado já esperava um nome ligado ao ministro e com bom relacionamento com ele. Uma aposta nos bastidores era o nome do chefe de gabinete de Albuquerque, o também contra-almirante José Roberto Bueno Junior.
O novo indicado ainda deverá passar por sabatina na comissão de Infraestrutura do Senado e votação no plenário da casa. Se aprovado, o militar da reserva terá uma extensa agenda regulatória para cumprir. Entre elas, um dos pontos mais aguardados pelo mercado é a regulamentação do novo arcabouço da indústria de gás natural.
Enquanto não houver uma definição no Senado, o diretor da ANP José Cesário Cecchi assumirá como diretor-geral interino.
Fonte: Valor Econômico
Related Posts
ANP decide não adiar consulta sobre plano de transporte de gás
A Diretoria da ANP decidiu, por unanimidade, encerrar a Consulta Pública nº 3/2025, que trata do Plano Coordenado de Desenvolvimento do Sistema de Transporte de Gás Natural proposto pela ATGás, que...
ATGás defende continuidade da agenda regulatória da ANP: ‘caravana tem que continuar a passar’, diz Manso
A agenda regulatória da ANP precisa andar, para que a abertura do mercado de gás natural continue, defende o presidente-executivo da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás),...