O consumo de energia elétrica no Brasil deve recuar 0,9% em 2020, em meio a efeitos da pandemia de coronavírus sobre a demanda, projetaram nesta sexta-feira o ONS, a estatal Empresa de Pesquisa Energética e a CCEE.
A previsão marca importante virada frente às expectativas anteriores, que apontavam para crescimento de 4,2% no consumo, o que se confirmado seria o melhor desempenho desde 2013.
“Em decorrência da adoção de quarentenas em diversas regiões do país, a atividade econômica teve recuo significativo. A projeção do Produto Interno Bruto (PIB) foi revista para zero, o que influencia diretamente no consumo de energia”, afirmaram os órgãos do setor elétrico em nota.
“A carga, que estava inicialmente prevista para ser de 70.825 megawatts médios, agora está estimada em 67.249 MW médios”, acrescentou. A carga de energia do sistema elétrico interligado do Brasil deve ter recuo de 8,1% em abril, apontou mais cedo o ONS.
Fonte: Reuters
Related Posts
Consumo de energia recua 1,5% em novembro, segundo CCEE
O consumo de energia no país apresentou um recuo de 1,5% em novembro de 2024 frente ao mesmo período do ano passado, totalizando 71.153 MW médios. Segundo dados da CCEE, é a primeira queda após 12 meses de...
EPE: Com temperatura mais elevada, consumo de energia sobe 3,7% em outubro; indústria cresce 4%
Temperaturas acima da média e tempo mais seco impulsionaram o consumo de energia elétrica das residências e do comércio em outubro. A demanda das indústrias também segue em ritmo acelerado. Com isso, o...