Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

PL do Gás é passo importante para retomada da indústria, diz Abiquim

A aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de lei 6.407/2013, que institui o novo marco regulatório do gás natural, representa um passo importante para a retomada da indústria nacional, na avaliação da Abiquim.

“A aprovação do PL pode contribuir para a reconstrução de linhas produtivas que migraram para outros países devido ao elevado custo de matéria-prima e energia”, diz, em nota, o presidente-executivo da entidade, Ciro Marino.

Segundo a Abiquim, com base em dados do MME, metade do gás produzido no Brasil é destinado à indústria e o setor químico é responsável por 25% do consumo industrial de gás, que é usado como energia e como matéria-prima. Em determinados segmentos, pode representar entre 70% e 90% dos custos com matéria-prima.

O custo elevado do gás no mercado brasileiro, que pode ser até quatro vezes superior ao visto na Europa e nos Estados Unidos, tem contribuído para a elevação da fatia dos produtos químicos importados na demanda brasileira. Neste ano, essa participação chegou a 46%, enquanto a ociosidade na indústria local ultrapassa 30%.

O projeto de lei será encaminhado, agora, para aprovação no Senado. Conforme a Abiquim, o novo marco “oferece segurança jurídica para o programa Novo Mercado do Gás, e promoverá o desenvolvimento de um mercado aberto e livre de gás”.

Fonte: Valor Online

Related Posts