Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Programa de distribuição de sopas tem apoio da Copergás

No momento em que os indicadores nacionais da fome mostram que o problema atinge cada vez mais famílias, a Copergás aprovou patrocínio para um projeto social que se consolidou como instrumento de auxílio aos mais necessitados. Inaugurado em 1998 com o nome de Prosopa, e reinaugurado em 2007 como Sopa Amiga, denominação que mantém até hoje, o programa serve, em média, 12.750 pratos de sopa e 7.230 pães semanais, beneficiando 2.555 famílias na Região Metropolitana do Recife.

O Sopa Amiga é mantido pelo Ceasa-PE, e surgiu a partir de uma ideia pautada pela sustentabilidade: aproveita o excedente não comercializado de produtos hortícolas, que apresentem boas condições para o consumo humano. Esse material é responsável por 55% do alimento; os 45% restantes são complementados com proteína animal (carne) e vegetal, feijão em pó, arroz, gordura, temperos e outros ingredientes.

O resultado final é uma sopa concentrada, de alto valor nutritivo, composta de carboidratos (46%), proteínas (28%), fibras (12%), sais minerais (8%) e gorduras (6%). A produção é embalada em latas, sob a forma de pasta, que deve ser diluída ao ser preparada para o consumo. O Ceasa encarrega-se da distribuição, destinada a 57 entidades cadastradas, como creches, orfanatos, associações comunitárias e escolas, entre outras.

Com a pandemia da Covid-19, a demanda pelo Sopa Amiga cresceu. Além disso, a logística de operacionalização de uma unidade industrial é complexa e exige recursos extras – o patrocínio da Copergás visa contribuir para que a produção e o fornecimento do alimento não sofra problemas de continuidade.

“A Copergás tem compromisso institucional com a responsabilidade social em nosso estado. Entre os projetos que apoiamos, encontram-se os de natureza social, que prestam assistência ao nosso povo e buscam a melhoria de qualidade de vida de todos”, disse o presidente da Companhia, André Campos, ao comentar o apoio ao Sopa Amiga.

Fonte: Copergás / Comunicação

Related Posts