Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Wärtsilä vai converter termelétrica Ponta Negra (AM) para operar a gás natural

A companhia finlandesa Wärtsilä fechou um contrato com a Geradora de Energia do Amazonas (Gera) para converter a usina térmica a óleo diesel Ponta Negra, em Manaus (AM), para passar a operar a gás natural.

Além da diminuição do impacto ambiental da planta, a unidade também passará por uma melhoria de desempenho, com o aumento da capacidade de geração dos 85 megawatts (MW) atuais para 91MW. A conversão começa em maio de 2021 e será finalizada em 2022.

“Essa tendência vai acontecer no mercado brasileiro, que tem um número de usinas a óleo muito grande. Não podemos desconectar essas usinas da rede, então existe uma oportunidade interessante para a conversão de para gás natural. É um mercado novo que está se formando”, diz o presidente da Wärtsilä Brasil, Jorge Alcaide.

A UTE Ponta Negra está em operação desde 2006 e a Wärtsilä já era responsável pela operação e manutenção da unidade há 12 anos. De acordo com a Gera, a expectativa é que a conversão da planta ajude na renovação do contrato de fornecimento de energia atual.

Este ano a Wärtsilä também já tinha fechado um contrato para converter outra térmica em Manaus, a UTE Manauara, para a operação a gás natural. De acordo com Alcaide, o movimento está ligado à tentativa das empresas de se tornarem mais eficientes para competir em futuros leilões.

A previsão é que a Aneel faça um leilão exclusive para térmicas no próximo ano, após o cancelamento de dois certames nesse molde em abril devido à pandemia de covid-19. “São ativos depreciados, que já se pagaram e que vão competir dois passos à frente dos projetos novos. As plantas estão novas, pois não operavam na base do sistema e foram usadas somente quando houve necessidade”, afirmou Alcaide.

Ao todo, após passar a operar a gás natural, as emissões da térmica Ponta Negra vão se reduzir em 35 mil de toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente por ano.

Alcaide explica que a escolha por atuar no mercado de gás natural está em linha com a visão da Wärtsilä para a transição para uma economia de baixo carbono. “As energias renováveis vão ter um novo papel na entrega de energia elétrica, mas trazem o desafio da intermitência, que tem que ser minimizado com fontes que estejam sempre disponíveis. Nossa estratégia é apoiar o crescimento das renováveis sabendo que podemos auxiliar com o fornecimento de energia a gás”, conclui o executivo.

 

Fonte: Valor Online

Related Posts