A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) fechou os primeiros contratos de Produtos de Curto Prazo com a Petrobras, visando a prestação de serviço de transporte em janeiro de 2021 para as saídas do duto em Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Ambas contratações, que somadas preveem o transporte diário de 495 mil metros cúbicos de gás natural, são na modalidade Extraordinária, informou a companhia.
A contratação desse tipo não exige chamada pública, ao contrário dos contratos firmes, e pode ser extinta ou reduzida pela ANP.
Os Produtos de Curto Prazo representam um modelo de negócio inédito no Brasil, que tem como objetivo atender as expectativas do mercado ao possibilitar que o transporte de gás natural possa ser realizado por meio de contratos diários, mensais ou trimestrais.
Segundo a TBG, outras cinco empresas estão avaliando a contratação dos Produtos de Curto Prazo da transportadora de gás natural, mas não revelou quais seriam.
Fonte: Broadcast / Ag.Estado
Related Posts
ANP e TBG divergem sobre solução para tarifas do Gasbol
A diretoria da ANP aprovou nesta quinta (27) uma nova solução-tampão para contratação de capacidade do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). O regulador e a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil...
TBG inicia 4ª rodada de oferta para produtos de curto prazo
A TBG iniciou, nesta quarta (19), a 4ª rodada de 2025 para oferta de capacidade de transporte de gás natural dos produtos de curto prazo. As ofertas para aquisição ocorrem em três etapas subsequentes, para...