Elas contribuem amplamente para o alcance dos objetivos estratégicos e esse trabalho é tão significativo que as levou a postos de gestão com elevado nível de representatividade. Importante dizer que não há diferenciação no tratamento aplicado às gestoras em virtude do gênero. Há oportunidades e cobranças para ambos, homens e mulheres, em quaisquer áreas da Sulgás.
Como empresa pública, a Sulgás tem seu processo de admissão por concurso público, que por suas próprias características, traz isonomia às possibilidades de contratação para homens e mulheres.
Nossas políticas de pessoal e benefícios também refletem esse tratamento isonômico e a busca por um ambiente “salutar” e seguro para a mulher.
Entre essas medidas estão a matriz salarial única para todos os empregados de mesmo cargo, com possibilidades de crescimento na carreira iguais para os colaboradores; a adesão ao Programa Empresa Cidadã, com ampliação das licenças maternidade e paternidade; e a ampliação da redução de jornada diária prevista na legislação para mulheres que estejam amamentando, até a criança completar um ano de idade.
Também valem ser citadas as práticas de reconhecimento e integração em datas comemorativas, incluindo o Dia Internacional da Mulher; a fixação de regramentos internos que reforçam o respeito e a igualdade ente os colegas, e coíbem práticas discriminatórias de qualquer natureza, como o Código de Conduta e Ética e normas disciplinares.
Outras iniciativas relevantes são a oportunização de treinamento e capacitação profissional para todos de forma igualitáris; e as ações de fortalecimento da cultura organizacional, através de eventos corporativos anuais, com apresentações de temáticas variadas, incluindo relações humanas, e de condução/representação por empregados de ambos os gêneros.
Como reflexo dessas e de outras ações, temos mulheres em todas as linhas de frente, atuando em atividades de fiscalização de obras, comerciais, de projetos de engenharia, coordenação e gerência de áreas, assistência executiva à Diretoria, e inclusive em órgão da estrutura diretiva da Sulgás. E isso se aplica a empregadas concursadas e estagiárias, que também estão atuando em diversas áreas técnicas da Companhia. É um processo que ocorre naturalmente na empresa.
Não podemos esquecer toda a luta feminina que se deu para que a paridadade de condições tenha se tornado um tema relevante e sua implementação perseguida por organizações de todos os mercados no mundo. Na Sulgás não é diferente. Por isso buscamos não só prover condições e oportunidades iguais, como reconhecer os nossos talentos independente de gênero.
As colaboradoras da Sulgás são extremamente qualificadas, determinadas e comprometidas a trabalhar em prol da Companhia, percebendo o valor da Sulgás e se orgulhando dela. Têm garra e muita competência para contribuir nesse mercado ainda em expansão, se inserindo muito bem em todos os aspectos que busquem esse crescimento. Inclusive dentre os alunos de nosso Projeto Pescar vemos um crescente interesse de meninas em adquirir formação de gasista para atuar nesse ramo.
A todas as mulheres da Sulgás, gostaria de ratificar que, junto dos nossos demais colegas, são imprescindíveis para que a organização alcance seus objetivos, e que o seu protagonismo nos diversos processos da empresa somente ilustra o quão capazes elas são.
Importante dizer que a luta pela igualdade deve continuar, e buscamos contribuir cada vez mais para isto.
* Scarlet Carpes é pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (2006) e em Administração de Empresas (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua há 11 anos na área de Recursos Humanos da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás, sendo Gerente de Gestão de Pessoas da organização há seis anos. Também possui experiência profissional em jornalismo impresso, Assessoria de Imprensa, e atividades relacionadas à Administração de Empresas, tendo atuado junto a instituições privadas de diferentes segmentos, bem como a órgãos públicos.