Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Fátima Lira: Coordenadora de Faturamento e Cobrança da Algás

Fui criada na cidade onde nasci, em Piaçabuçu, interior de Alagoas. Vim para Maceió por conta dos meus pais, que não mediram esforço para me proporcionar melhores oportunidades. Logo, uma das chaves para o meu desenvolvimento é a educação. Investi não só em curso superior, mas em especializações e aprendizados extracurriculares.

Cheguei à Gás de Alagoas S/A (Algás) logo no início. Era funcionária do Estado e fui cedida para trabalhar na área administrativa/financeira. Naquela época, a companhia estava iniciando suas atividades operacionais, com seis clientes industriais, e contava com apenas sete pessoas.

Cheguei com vontade de aprender o novo negócio e, com a minha dedicação, conhecimento e comprometimento, fui evoluindo até chegar ao posto que mais me identifico: Financeiro/Faturamento e Cobrança.

Na minha avaliação, trabalhar na Algás não deixa de ser uma conquista, não importa a função. Nós, mulheres, com a nossa perseverança, temos trabalhado para conquistar nosso lugar, passando por vários obstáculos. E ainda passamos, diante de uma realidade em que prevalece a força masculina.

Entendo que as mulheres precisam perceber as barreiras no mercado de trabalho e não ter medo de se colocar. Apesar de alguns avanços jurídicos, o mercado de trabalho no País ainda apresenta desafios para a igualdade de condições. Mas já há direitos que protegem a mulher, consequência da incansável luta feminista por igualdade de gênero no mundo do trabalho.

Felizmente, meu relacionamento com os colegas é amigável e respeitoso. Reconhecimento é algo que não se compra, é algo que se conquista. E sou reconhecida pelo meu trabalho, esforço e dedicação, o que eleva a minha autoestima.

Tenho muita satisfação em contribuir para a expansão da Algás, que é a primeira empresa do Nordeste a fornecer gás natural para residências, ainda em 2001. E fico animada com as perspectivas do volume de vendas em função da diversificação dos mercados consumidores e do processo de interiorização com os projetos de ampliação da rede de fornecimento.

O mercado tem muitas oportunidades e minha mensagem a todas as mulheres é que sejam guerreiras para mostrar, todos os dias, que nenhuma adversidade pode nos derrubar.

* Fátima Lira, 60 anos, é graduada em Ciências Contábeis a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tem MBA em Controladoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Related Posts