Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Para Cogen, Nova Lei do Gás abre espaço para novos fornecedores

A Cogen avalia que a sanção da Nova Lei do Gás abre espaço para o surgimento de novos fornecedores de gás natural no mercado, ainda concentrado praticamente em um único supridor. Para a entidade, com mais concorrência, vislumbra-se uma chance de acesso à molécula em bases mais competitivas.

A Nova Lei do Gás foi sancionada pela Presidência da República na noite da última quinta-feira (08/04) e publicada na edição desta sexta-feira (09/04) do Diário Oficial da União.

“À medida que esses clientes tenham acesso a um gás com um custo competitivo, vemos espaço para o crescimento de projetos de cogeração a gás natural”, avalia Newton Duarte, presidente da Cogen.

Apesar de serem projetos que demandem tempo para amortização de investimentos, a Cogen estima que novos projetos de cogeração a gás natural adicionem cerca de 7,2 GW de potência instalada ao longo dos próximos anos, o equivalente à capacidade instalada de meia Itaipu Binacional.

Entre os potenciais cogeradores estão indústrias, hospitais, datacenters, aeroportos, shoppings e prédios corporativos, que poderiam fazer uso dessa energia e exportar o excedente para o grid, ressalta Duarte.

 

Fonte: EnergiaHoje