O governo deve acelerar a regulamentação da Lei do Gás, sancionada na quinta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, para que a norma tenha efetividade e atinja o propósito de atrair investimentos nacionais e estrangeiros ao setor. A avaliação é da CNI que, embora considere o marco regulatório positivo, diz que ainda há muito a ser feito para a melhora do ambiente de negócios no setor.
Segundo a CNI, uma célere e efetiva regulamentação do novo marco legal do gás natural é o caminho para atrair investimentos, ampliar a concorrência e reduzir os preços do combustível.
Os pontos principais a serem regulamentados para que a lei tenha eficiência são a classificação de gasodutos com regras claras para transporte e distribuição do insumo, a criação de mecanismos para harmonização de regulações federais e estaduais e o detalhamento de autorizações para a construção de novos gasodutos, afirma.
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, disse em nota que um mercado de gás mais moderno e competitivo impulsionará investimentos e terá potencial para reduzir o preço do insumo para a indústria e para o consumidor final.
“A abertura do mercado à competição e a queda do preço do gás natural de forma consistente são cruciais para o país superar a grave crise provocada pela covid-19”, afirmou. “O país terá agora melhores condições para atrair investimentos, enfrentar a acirrada concorrência externa e criar empregos no pós-pandemia”, acrescentou Andrade.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Durante audiência na Câmara, Abegás faz alerta para risco de aumento no custo de gás durante o processo de revisão tarifária
Em audiência realizada nesta semana pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o diretor econômico-regulatório da Abegás, Marcos Lopomo, manifestou preocupação de que o processo de...
CdU aumenta a pressão contra a revisão tarifária do transporte de gás
Relatório técnico foi divulgado nesta segunda (13) pelo IBP, alertando para potenciais distorções na definição das tarifas de transporte de gás no Brasil, especialmente em relação ao cálculo da remuneração...

