Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Nova Lei do Gás: Firjan enxerga mercado mais ágil e competitivo

A sanção da Nova Lei do Gás possibilitará um mercado de gás natural aberto, ágil e competitivo, na avaliação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O novo marco legal do gás natural foi sancionado pela Presidência da República na noite da última quinta-feira (08).

Um estudo da entidade, “Rio a Todo Gás”, divulgado em julho passado, indica que a vigência da Nova Lei do Gás pode destravar R$ 45 bilhões em investimentos no Rio de Janeiro para atender à expansão da demanda. No Brasil, o potencial é de realização de R$ 80 bilhões em investimentos.

Para a Firjan, a nova lei permite um ambiente de mercado com maior diversificação de atores e abre caminho para a retomada da economia, com concretização de importantes investimentos no estado e no país.

A federação ressaltou ainda que antes mesmo da sanção, o consórcio formado pela Equinor, Petrobras e Repsol Sinopec Brasil, responsável pelo bloco BM-C-33, localizado em área do pré-sal, anunciou a construção do gasoduto de escoamento da produção denominado Rota 5.

“Os impactos devem atingir todos os elos na cadeia de valor do gás natural – desde o escoamento até o consumo em diversos segmentos industriais, como siderurgia, petroquímica, fertilizantes, vidro, cerâmica e sal. Além disso, também existe oportunidade relevante para a expansão do GNV em veículos leves e pesados”, apontou a entidade.

 

Fonte: EnergiaHoje

Related Posts