O governador Mauro Mendes (DEM) assinou nessa terça-feira (01) um contrato com a estatal boliviana Yacimentos Petroliferos para o fornecimento de gás natural para o estado.
O contrato vai garantir o fornecimento ininterrupto do produto pelo período de 5 anos, a partir de janeiro de 2022, podendo ser renovado por mais 5 anos.
De acordo com Mauro Mendes, a assinatura deste contrato é um fato histórico e a estabilidade no fornecimento do gás vai trazer diversos benefícios industriais e outros consumidores, inclusive de municípios do interior do estado.
“Nós desenvolvemos várias tratativas, restabelecemos o fornecimento de gás e vamos assinar pela primeira vez um contrato firme, que a Bolívia garante por 10 anos o fornecimento de gás para Mato Grosso. Com isso, vamos expandir no Distrito Industrial, em Cuiabá, e também alguns outros projetos que vão permitir que esse gás possa chegar a outros municípios do estado. Uma matriz energética importante que nesse momento traz muita economia, seja para indústrias ou veículos”, disse.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, que também acompanhou a assinatura do contrato, explicou que o contrato permite que Mato Grosso receba até R$ 3,5 milhões de metros cúbicos de gás natural ao mês durante o ano de 2022 e, nos anos seguintes, pode chegar até 6,5 milhões de metros cúbicos até 2027.
Fonte: G1 (MT)
Related Posts
Vitol recebe aval para importar gás da Bolívia e Argentina
A Vitol do Brasil recebeu autorização da ANP para importar até 4 milhões de m³/dia da Argentina e da Bolívia. O aval foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 28 e prevê a entrada via Corumbá...
Eneva está em fase de definir plano para monetizar gás de Juruá
A Eneva está em discussões para viabilizar a monetização dos 24 bilhões de m³ existentes no campo de Juruá, localizado na Bacia do Solimões. Segundo o CFO da companhia, Marcelo Habibe, é o primeiro passo é...

