Portal de Oferta de Capacidade (POC) visa facilitar a contratação do combustível nos gasodutos; plataforma será lançada ainda neste semestre
De acordo com um comunicado da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), o acordo entre as transportadoras prevê coparticipação administrativa, de desenvolvimento, manutenção e operação da plataforma.
A ferramenta é o primeiro marketplace do mercado de gás natural e deve ser lançada ainda no segundo semestre deste ano.
O portal irá funcionar em um sistema de rodízio, sendo que a cada cinco anos uma das empresas será a responsável pela gestão. A primeira gestora será a TBG, que é a criadora do empreendimento.
Por meio do POC, vários agentes de mercado poderão oferecer seus produtos e serviços em um único ambiente virtual, além de estabelecer parcerias, a exemplo da que está sendo feita pelas transportadoras, visando novos tipos de negócio por meio da inovação.
Segundo a ATGás, em poucos cliques é possível se cadastrar e contratar os produtos ofertados no Sistema de Transporte que integra as diversas fontes de suprimento: bacias de produção nacional (onshore e offshore), Bolívia e terminais de GNL (Gás Natural Liquefeito).
“Entendemos que esta unificação tornará todo o processo de compra de capacidade mais dinâmico.
Graças a esta interconexão com a TBG e com a TAG, as chamadas coordenadas se tornarão mais simplificadas, com o mesmo carregador adquirindo capacidade de entrada e saída de empresas diferentes”, destaca Wong Loon, presidente da NTS.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
Petrobras e Ecopetrol descobrem maior bacia de gás da história da Colômbia
A Petrobras e a colombiana Ecopetrol registraram a maior descoberta de gás da história da Colômbia com a perfuração do poço Sirius-2, onde foram confirmados volumes de gás no local superiores a 6 trilhões...
Gás colombiano descoberto pela Petrobras não deve vir para o Brasil
Em mais uma descoberta na Margem Equatorial, a Petrobras informou, nesta quinta (05), que o gás colombiano não deve ser exportado para o Brasil. Segundo Sylvia Anjos, diretora de exploração e produção da...