Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

TBG, NTS e TAG lançam o primeiro marketplace do mercado de gás

Portal de Oferta de Capacidade (POC) visa facilitar a contratação do combustível nos gasodutos; plataforma será lançada ainda neste semestre

De acordo com um comunicado da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), o acordo entre as transportadoras prevê coparticipação administrativa, de desenvolvimento, manutenção e operação da plataforma.

A ferramenta é o primeiro marketplace do mercado de gás natural e deve ser lançada ainda no segundo semestre deste ano.

O portal irá funcionar em um sistema de rodízio, sendo que a cada cinco anos uma das empresas será a responsável pela gestão. A primeira gestora será a TBG, que é a criadora do empreendimento.

Por meio do POC, vários agentes de mercado poderão oferecer seus produtos e serviços em um único ambiente virtual, além de estabelecer parcerias, a exemplo da que está sendo feita pelas transportadoras, visando novos tipos de negócio por meio da inovação.

Segundo a ATGás, em poucos cliques é possível se cadastrar e contratar os produtos ofertados no Sistema de Transporte que integra as diversas fontes de suprimento: bacias de produção nacional (onshore e offshore), Bolívia e terminais de GNL (Gás Natural Liquefeito).

“Entendemos que esta unificação tornará todo o processo de compra de capacidade mais dinâmico.

Graças a esta interconexão com a TBG e com a TAG, as chamadas coordenadas se tornarão mais simplificadas, com o mesmo carregador adquirindo capacidade de entrada e saída de empresas diferentes”, destaca Wong Loon, presidente da NTS.

Fonte: EnergiaHoje

Related Posts