O consumo de eletricidade no Brasil em junho registrou um avanço de 12,5% em relação ao mesmo mês de 2020, chegando a 40.156 GWh. De acordo com a resenha mensal publicada pela EPE, o resultado foi alavancado pelo efeito base baixa e representa o maior consumo para o mês de toda a série histórica, desde 2004. No total, o consumo acumulado em 12 meses chegou a 493.463 GWh, elevação de 4,6% em comparação com o período anterior. Os dados apontam que crescimento da demanda foi puxado pelas classes industrial e comercial, que tiveram alta de 19,4% e 19%, respectivamente. Além disso, todos os subsistemas brasileiros apresentaram expansão de dois dígitos no consumo de eletricidade em junho. A região Norte registrou alta de 13,1%, o Sul de 12,7%, o Centro-Oeste de 12,5%, o Sudeste teve incremento de 12,4% e o Nordeste de 12,2%.
Durante o período, o mercado livre apresentou alta de 24,2% no consumo, enquanto a demanda do mercado cativo das distribuidoras cresceu 6,0%. Segundo a EPE, o efeito base baixa foi atenuado na taxa do ambiente cativo, por este abranger a totalidade do consumo residencial, a classe de melhor desempenho em junho do ano passado.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
EPE registra consumo residencial recorde no primeiro trimestre
A EPE registrou, no primeiro trimestre deste ano, um recorde no consumo residencial para o período, com um crescimento de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, o consumo...
Leilão de energia abre disputa bilionária, pressiona governo Lula e pode encarecer conta de luz
Um leilão realizado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para contratar energia de usinas térmicas e hidrelétricas por 15 anos abriu uma disputa bilionária entre gigantes do setor...

