Os diretores presidentes das distribuidoras de gás da região Nordeste se reuniram na última quarta-feira (25), em Natal para alinhar diversas pautas em comum. O Encontro foi sediado pela Potigás e realizado após a reunião dos Governadores da região.
O presidente da CEGÁS, Hugo Figueiredo, apresentou a pauta da reunião e destacou a importância do encontro.
“A nossa reunião coincidiu com o encontro dos Governadores e tornou viável essa discussão mais próxima de hoje, importante para a análise dos desdobramentos do evento ocorrido pela manhã e da nossa atuação nesse momento de tantas mudanças no mercado”, afirmou.
Entre os principais assuntos discutidos, destaca-se o direito de preferência dos Estados na compra das ações da Gaspetro, uma vez que a Petrobras está saindo do mercado de distribuição de gás.
Os presidentes trataram do transporte de gás e os novos contratos de suprimentos que estão sendo fechados pelas distribuidoras para aquisição de gás natural.
Na ocasião, também foi apresentado o Projeto da Lei do Gás que será enviado para ser apreciado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para regulamentar o setor no estado.
“Essa troca de experiências é muito importante porque, apesar das particularidades de cada uma das distribuidoras, passamos pelas mesmas situações como a venda da Gaspetro, a saída da Petrobras do mercado da região Nordeste. Então alinhamos nossas deliberações para atuarmos, dentro de nossas possibilidades, de maneira conjunta”, afirma Larissa Dantas, diretora presidente da Potigás.
Fonte: Potigás / Comunicação
Related Posts
Distribuidoras do Nordeste debatem com ANP tarifas e classificação de transporte de gás natural
Na última sexta (07), o Comitê de Gás e Petróleo do Consórcio Nordeste participou de audiência com o Diretor da ANP, Pietro Mendes, na sede da agência, no Rio de Janeiro. O Comitê foi representado pelo seu...
Gás natural é 20% mais barato no Nordeste do que no Sudeste
O preço médio do gás natural no Nordeste é 21,4% mais barato do que no Sudeste. No segundo trimestre de 2025, por exemplo, o preço da molécula ficou a R$ 76,60 no Sudeste, enquanto o Sul pagou R$ 73,27 e o...

