O governo do estado de São Paulo anunciou na quinta-feira (26) que, a partir da próxima quarta (01), o preço do gás sofrerá mudanças para as indústrias paulistas.
A mudança, afirma o governo em nota, é “decorrente dos reajustes trimestrais praticados pela Petrobras, que já acumulam um aumento de 48,7% apenas em 2021”.
Cada distribuidora terá uma porcentagem diferente. O gás distribuído pela Naturgy (zona sul do estado) será reduzido de 41% para 25%, o da Comgás (Vale do Paraíba, Baixada Santista e regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas) de 25% para 16% e o da GBD (região noroeste do estado) de 15% para 6%.
“Vale lembrar que esse repasse do custo de gás, cujo único supridor atual é a Petrobras, é trimestral para o segmento industrial e anual para os segmentos residencial e comercial. Já a margem de distribuição é reajustada anualmente para todos os segmentos”, afirma a nota.
O anúncio ocorre em meio a sucessivos reajustes da Petrobras e críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus apoiadores a respeito da taxação de combustíveis pelos estados. O atrito tem provocado discordância até em governadores que se identificam com o presidente.
Fonte: Folha de S.Paulo
Related Posts
Figa 2025: Cigás apresenta o gás natural e promove o Espaço Mini-chefs em parceria com a Abrasel-AM
Parceira estratégica no desenvolvimento do segmento da alimentação fora do lar, a Cigás tem presença confirmada na Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA) 2025. Promovido pela Associação...
Brasil reinjeta 51,4% da produção de gás natural em julho
O Brasil reinjetou 97,052 milhões de m³ por dia de gás natural nos reservatórios em julho, o que representa 51,4% da produção total de 188,9 milhões de m³/dia. As informações são da ANP. A reinjeção de gás...