O governo do estado de São Paulo anunciou na quinta-feira (26) que, a partir da próxima quarta (01), o preço do gás sofrerá mudanças para as indústrias paulistas.
A mudança, afirma o governo em nota, é “decorrente dos reajustes trimestrais praticados pela Petrobras, que já acumulam um aumento de 48,7% apenas em 2021”.
Cada distribuidora terá uma porcentagem diferente. O gás distribuído pela Naturgy (zona sul do estado) será reduzido de 41% para 25%, o da Comgás (Vale do Paraíba, Baixada Santista e regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas) de 25% para 16% e o da GBD (região noroeste do estado) de 15% para 6%.
“Vale lembrar que esse repasse do custo de gás, cujo único supridor atual é a Petrobras, é trimestral para o segmento industrial e anual para os segmentos residencial e comercial. Já a margem de distribuição é reajustada anualmente para todos os segmentos”, afirma a nota.
O anúncio ocorre em meio a sucessivos reajustes da Petrobras e críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus apoiadores a respeito da taxação de combustíveis pelos estados. O atrito tem provocado discordância até em governadores que se identificam com o presidente.
Fonte: Folha de S.Paulo
Related Posts
Bahiagás: Comunicado de encerramento da Chamada Pública para aquisição de Gás Natural – 2024
A Bahiagás lançou sua Chamada Pública nº 01/2024 com o objetivo de contratar suprimento de gás natural a partir de 1º de janeiro de 2025, visando atender seus diversos segmentos de clientes e buscando...
Preço do GNV caiu no estado de SP em fevereiro
O mais recente Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), apontou que, em fevereiro, o preço médio do GNV teve queda de 0,21% ante o valor praticado em janeiro - no estado de São Paulo. Dessa forma, o gás...