Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Vibra e ZEG firmam parceria para impulsionar biometano no país

A Vibra Energia fechou um acordo com a ZEG Biogás, do grupo de comercialização de energia Capitale, que pretende impulsionar o mercado de biometano no país. A parceria deve assegurar aos fornecedores de etanol da Vibra uma “solução integrada” para a produção do biometano.

A solução alcançará, ao todo, mais de 300 usinas dos 60 grupos sucroalcooleiros que hoje fornecem etanol à Vibra. O biometano pode ser produzido a partir da biodigestão da vinhaça, um resíduo da produção de etanol.

Com o acordo, as empresas pretendem utilizar a capilaridade da Vibra para levar às usinas a tecnologia de biodigestores para vinhaça da ZEG. “A parceria com a ZEG foi certeira. Eles possuem uma tecnologia própria que conta com a melhor solução em biodigestor para vinhaça do mundo, além de ser altamente eficiente em custos”, disse Marcelo Bragança, diretor executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra.

Estimativas de mercado indicam que o Brasil tem potencial para produzir 10 bilhões de metros cúbicos de biometano por ano, o que equivale a um terço da demanda por gás natural do país. Do potencial estimado, cerca de 30% pode sair das usinas de etanol.

“O biometano é um combustível renovável totalmente intercambiável com o gás natural convencional. Ele inclusive utiliza a infraestrutura de distribuição já existente, sendo um vetor importante para acelerar a transição energética no país”, disse Daniel Rossi, acionista e CEO da ZEG.

Segundo a ZEG, se todo o potencial de biometano presente nas usinas de etanol for aproveitado, substituindo o consumo de gás natural, até 10 milhões de toneladas de gases de efeito estufa podem deixar de ser emitidos na atmosfera por ano.

Em comunicado ao mercado, o diretor executivo de finanças, compras e relações com investidores da Vibra, André Natal, disse que “a companhia está construindo seu caminho rumo a uma transição para fontes energéticas mais limpas e renováveis e vê um enorme potencial no desenvolvimento do mercado de biometano no país”.

Recentemente, o CEO da Vibra, Wilson Ferreira Júnior, disse que a empresa vai se transformar, passando de uma companhia de distribuição para uma de energia. Transações recentes reforçam esse movimento, como a compra da comercializadora de energia Targus e a formação da joint venture de trading de etanol com a Copersucar, anunciada ontem.

Depois da parceria com a ZEG anunciada hoje, a companhia apresentará amanhã ao mercado seu novo plano estratégico. Ele deverá prever foco nos combustíveis de transição energética.

 

Fonte: Valor Econômico

Related Posts