A Cegás, o ITA, a Universidade Federal do Ceará e a Embraer iniciaram esta semana discussões sobre parcerias tecnológicas com vistas à produção e distribuição de hidrogênio verde destinado ao setor aéreo no Ceará.
Recentemente, a Embraer divulgou imagens e deu detalhes sobre a sua nova aeronave. O modelo é um turbo-hélice que será voltado para a aviação regional, e entre as principais novidades anunciadas estão a posição dos motores do avião, que serão instalados na cauda da aeronave, e a possibilidade de abastecimento com hidrogênio.
De acordo com o presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, o biorrefino, contando com a demanda futura por combustíveis mais limpos para frotas pesadas e aviação, é um dos caminhos para desenvolver atividades industriais a partir do hidrogênio verde.
Figueirêdo afirmou que a companhia espera ser pioneira no Brasil com a injeção de hidrogênio verde na sua rede de distribuição, tal qual fez com o biometano, em 2017.
Desde o início do ano, o governo do Ceará, UFC e Fiec trabalham em conjunto na modelagem e implantação de um hub (polo de distribuição) da cadeia de hidrogênio verde que inclui o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
O hub já conta com cinco empresas oficialmente interessadas: Fortescue, Qair, Enegix. White Martins e EDP, além de mais de uma dezena de companhias em negociação.
Em 2020, a Cegás sediou um seminário nacional do ProQr, um programa do governo federal, articulado com o governo alemão, que tem como objetivo desenvolver projetos de combustíveis alternativos sem impactos climáticos para a aviação.
O evento reuniu pesquisadores, empresas e discutiu um arranjo institucional para implantar a primeira planta piloto de combustíveis alternativos para a aviação no Ceará. A ideia do projeto é implantar uma rede de energia elétrica renovável (eólica ou solar) para produzir, a partir da água do ar, o hidrogênio, e produzir o bioquerosene de aviação com as especificações que superem as exigências da regulação mundial.
Fonte: Energia Hoje
Related Posts
Os caminhos sustentáveis do transporte
Exemplo de transição energética quando o assunto é geração de combustíveis e energias renováveis, o Brasil encontra no setor de transporte uma nova etapa rumo à descarbonização de setores produtivos...
Potigás mapeia projetos de biometano e planeja adaptação da rede de gasodutos para hidrogênio verde
A Potigás já mapeou de três a cinco projetos para injeção de biometano na rede de gás canalizado do Rio Grande do Norte. Segundo a presidente da Potigás, Marina Melo Alves, a companhia aposta no modelo das...

