Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

MSGÁS: Legado verde: Valnidércio cultiva paixão de plantar e espalha sementes por MS

Campo Grande recebeu recentemente o título de uma das cidades mais arborizadas do mundo pela rede “TreeCitiesofthe World”, concedido pela The Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que reconhece cidades que se comprometem no cultivo das florestas urbanas ao redor do mundo, e o gerente de contabilidade da MSGÁS, ValnidércioFerreira Leonel pode se orgulhar de ter uma importante parcela de contribuição com essa premiação, já que é um apaixonado por plantar árvores de várias espécies, que vão desde mudas de coqueiros, limoeiros, ipês, goiabeiras, jacarandás e até tâmaras.

Trabalhando na MSGÁS há 18 anos, ele é conhecido por deixar as dependências da companhia ainda mais verdes de maneira voluntária. “Aqui dentro temos 170 guarirobas plantadas por mim, já tem 4 anos. Gosto de plantar esse coquinho porque ele é alimento para as araras, além de ser ornamental, por isso eu tenho essa paixão por plantar guariroba. Agora estou plantando pés de tâmara. Todo dia eu como uma depois do almoço, separo a semente e planto. Já são mais 215 árvores frutíferas plantadas por mim aqui na empresa”, conta.

Mas não é só no trabalho que Valnidércio espalhou seu talento verde. No condomínio onde mora, ele plantou também algumas mudas e ainda transformou uma área perto de sua casa, que estava abandonada e cheia de entulho e mato alto. Ele limpou o local, plantou algumas mudas e, agora, os vizinhos o ajudam a manter a limpeza.

Em Dourados, onde trabalhou entre 1995 e 2000, ele também deixou seu legado. “Lá deve ter cerca de 50 coqueiros plantados por mim, destes, pelo menos uns 40 já estão enormes. Eu trazia os coquinhos para serem plantados do sítio do meu irmão em Paranaíba. Minha família inteira ama plantar”, explica. Para ajudar nessa missão, além de ter muita boa vontade, Valnidércio explica que também conta com ajuda da tecnologia. Com um aplicativo chamado PictureThis, ele consegue identificar a espécie de árvore por meio da folha. Assim, ele aprende cada vez mais sobre os cultivos e diversifica suas plantações.

Preocupado com as futuras gerações e a sustentabilidade do planeta, o servidor da MSGÁS também plantou recentemente mais de algumas centenas de mudas de coqueiro na avenida que fica em frente ao seu trabalho, e usa o tempo livre para cuidar delas. Na lista de mudas plantadas por ele está um verdadeiro pomar com pés de abacate, acerola, caju, graviola, jaca, jambo, jamelão, laranja, pitanga, manga, ponkan e romã.

Valnidércio faz isso porque é apaixonado pela natureza e também pelo prazer de deixar sua contribuição para o planeta, não importa quanto tempo isso leve. “Eu estou plantando sementes de tâmara. Ela é original lá no Oriente Médio, dizem que ela demora cerca de 100 anos para dar o primeiro cacho. Eu creio que aqui no Brasil o índice pluviométrico mais alto vai fazer esse tempo se antecipar. Eu quero fazer 100 mudas de tâmaras, mas eu já tenho plantadas 150 sementinhas”, finaliza.

 

Fonte: MSGÁS / Comunicação

Related Posts