A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) assinou com a Delta Geração, do grupo Delta Energia, o primeiro contrato de curto prazo com um cliente fora a Petrobras.
Este é também o primeiro contrato de curto prazo assinado na modalidade de transporte diário, na qual a TBG permite a solicitação de acesso à capacidade de transporte do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) com apenas um dia de antecedência. A transportadora também fornece serviços de transporte nas modalidades trimestral e mensal.
A Delta opera a termelétrica a gás William Arjona, em Campo Grande (MS). A usina, inaugurada em 1999, chegou a ficar quatro anos sem operar, entre 2017 e 2021, e foi reativada em julho do ano passado.
William Arjona é uma usina merchand (acionada pontualmente, conforme condições do sistema elétrico e viabilidade de custos/receitas para a geração). A plena capacidade, a térmica pode consumir até 1,3 milhão de metros cúbicos diários de gás natural.
A TBG é controlada pela Petrobras (51%), em sociedade com a YPFB Transporte do Brasil (19,88%) e com a BBPP Holdings (29%) e Corumbá Holding (0,12%) — que reúnem as ações detidas pela belga Fluxys. A fatia da Petrobras está à venda.
Fonte: Valor Online