O Grupo Urca Energia, que atua na geração elétrica e comercialização de energia, biometano e gás natural, fechou um acordo para a compra da Gás Verde, empresa de biogás da JMalucelli. O negócio é da ordem de R$ 1,2 bilhão, incluindo o valor da compra do ativo e os novos investimentos na expansão do negócio – que posiciona a Urca como maior fornecedora de biometano do país, por meio da planta em operação no aterro sanitário de Seropédica, no Rio de Janeiro.
Com a aquisição, a Urca assume ainda duas termelétricas a biogás em aterros em Nova Iguaçu e São Gonçalo, também na Região metropolitana do Rio. A ideia da companhia, no entanto, é substituir as usinas por plantas de produção de biometano (produzido por meio do processamento do biogás) nos dois aterros. Com isso, a Gás Verde deixa de vender energia elétrica para se concentrar na comercialização do gás renovável – produto equivalente ao gás natural.
A Urca também tem plano de aumentar a produção de Seropédica, que atualmente produz 120 mil metros cúbicos diários (m3/dia) do biometano. A empresa pretende alcançar de 150 mil a 200 mil m3/dia até o fim de 2023 na unidade. Com os investimentos em São Gonçalo e Nova Iguaçu, a companhia espera atingir uma produção de cerca de 400 mil m3/dia em 2024 – o equivalente a cerca de 6% do mercado não termelétrico do Estado do Rio. As obras nas duas novas plantas estão previstas para o ano que vem. A empresa também fará, neste ano, ajustes para aumentar a eficiência e a qualidade da produção em Seropédica.
O diretor-executivo da Urca Energia, Marcel Jorand, conta que o foco é negociar o biometano para indústrias e postos de gás natural veicular (GNV), por meio de carretas de gás comprimido e/ou liquefeito. Os volumes de Seropédica já estão 100% contratados. Os principais clientes são a Ambev e a siderúrgica Ternium. A prioridade, agora, é fechar os contratos dos volumes das duas novas plantas.
Fonte: Valor Econômico
Related Posts
MME aprova incentivo fiscal para projeto de biometano em Pernambuco
O MME aprovou o enquadramento, no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), da planta de biometano do aterro sanitário de Igarassú, em Pernambuco. O aterro tem...
Projeto do biometano é apresentado em Presidente Prudente
Presidente Prudente pode ser a primeira cidade 100% sustentável do Brasil. Esta é a missão que foi apresentada pela Necta Gás Natural, responsável pelo projeto de expansão da rede de distribuição de...