Em visita realizada à SCGÁS, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) apresentou à SCGÁS pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, que aponta o rádio como meio indispensável para as marcas divulgaram seus bens e serviços.
Participaram da visita e apresentação o presidente da Acaert, Silvano Silva, o vice-presidente Carlos Amaral, e a diretora comercial, Liza Rocha. Os dirigentes foram recebidos pelo presidente da SCGÁS, Wilian Anderson Lehmkuhl e o gerente de marketing e comunicação, Leonardo Mosimann Estrella.
A pesquisa, realizada na primeira quinzena de junho de 2021, apresentou resultados importantes sobre o papel do rádio para a sociedade catarinense. Entre os dados da pesquisa, percebeu-se que sete em cada 10 catarinenses ouvem rádio, 43% ouvem todos os dias, quase 90% revelam lembrar os comerciais ouvidos e 80% relvam confiança na divulgação dos produtos e serviços feitos por emissoras e seus locutores.
Outro dado importante destaca que 40% dos pesquisados compraram algum produto anunciado neste meio e 87% consideram o rádio como essencial como fonte de informação da sociedade para o dia a dia vivenciado nos municípios.
Além da pesquisa, a Acaert convidou a SCGÁS para integrar o 18º Congresso Catarinense de Rádio e TV, que acontecerá de 22 a 24 de maio, em Florianópolis. O evento é o maior do setor e promove o debate de temas como inovações tecnológicas para os meios de rádio e TV, conjuntura nacional e o mercado da comunicação e propaganda. O Congresso também contempla a cerimônia de entrega do Prêmio Acaert Microfone de Ouro, que destaca os trabalhos dos profissionais da mídia eletrônica, agências de propaganda e acadêmicos de comunicação.
Parceria com a mídia catarinense
Desde 2014, a SCGÁS desenvolve parceria de caráter editorial com a Acaert e outras entidades e associações representativas dos veículos de mídia, como a Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina (ADI-SC) e a Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC).
A Acaert congrega todas as emissoras de rádio e televisão catarinense e, pelo meio radiofônico, cobre 100% do Estado e pelo menos 66% da população. A entidade tem também destacada atuação institucional no país, fazendo parte dos grupos de estudos e debates da Secretaria de Comunicação do Governo Federal e reúne 100% dos CNPJs de rádio e TV de Santa Catarina.
O presidente Silvano Silva reforça que a Acaert “desenvolve, através das suas matérias e redes de notícias, a construção de pautas que ajudam a construir um pensamento positivo junto à sociedade e o debate sobre assuntos que auxiliem no desenvolvimento de Santa Catarina”.
O vice-presidente Calos Amaral lembra que o início da pandemia da covid-19 foi um momento em que a informação foi imprescindível. ”Informamos, 24 horas por dia, a necessidade da população se manter em casa e através da credibilidade do rádio chancelamos as orientações dadas pelo poder público e entidades de segurança e saúde”.
O presidente da SCGÁS reforçou a importância do rádio. “Por meio dele que o sentido de utilidade pública é propagado. A democracia do país depende da mídia livre e diversa, como podemos constatar com nossa parceria com veículos de mídia catarinenses”, conclui Lehmkuhl.
Fonte: SCGÁS / Comunicação
Related Posts
Benefícios do gás natural na mobilidade urbana em Santa Catarina
O uso do gás natural na mobilidade urbana vem se consolidando em Santa Catarina como uma alternativa estratégica para otimizar a circulação de veículos e melhorar a infraestrutura viária. Além de ser uma...
SCGÁS: Está disponível podcast pioneiro sobre o futuro do gás natural em Santa Catarina
No último dia 12, a SCGÁS estreou Conectados: O Gás do Futuro, um novo projeto de comunicação que marca um passo inédito no setor. O podcast é o primeiro criado por uma Companhia Distribuidora de Gás...