Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Em litígio com Petrobras, Cegás recebe propostas de quatro supridores

A Cegás recebeu propostas de suprimento de quatro empresas diferentes, na chamada pública aberta pela concessionária para contratação de gás natural: PetroReconcavo, Shell, Galp e Excelerate estão na disputa.

A distribuidora havia prorrogado o prazo de recebimento das propostas até 30 de abril, na expectativa de que surgissem novas ofertas. Em fevereiro, apenas a Galp e a Excelerate apresentaram propostas. Agora, a Cegás avança para a fase de pré-qualificação, para análise de aderência e conformidade das propostas ao Termo de Referência da Chamada Pública.

A busca por novos supridores tornou-se prioridade para o Ceará, que trava uma disputa com a Petrobras sobre os preços do gás vendido pela petroleira.

Em março, a Petrobras conseguiu derrubar, no STJ, a liminar que a impedia de reajustar o preço do gás dentro dos termos comerciais previstos nos novos contratos assinados com as distribuidoras no fim de 2021.

Atualmente, a Petrobras é a responsável por 85% do gás natural comprado pela Cegás. Os outros 15% vêm da produção de biometano.

Entre os potenciais novos supridores, PetroRecôncavo, Shell e Galp já atuam, desde o início do ano, como fornecedores de distribuidoras do Nordeste. A Excelerate, que arrendou o terminal de GNL da Petrobras na Bahia, tenta, por sua vez, seu primeiro contrato com uma concessionária de gás canalizado.

 

Fonte: Epbr

Related Posts