A Cegás recebeu propostas de suprimento de quatro empresas diferentes, na chamada pública aberta pela concessionária para contratação de gás natural: PetroReconcavo, Shell, Galp e Excelerate estão na disputa.
A distribuidora havia prorrogado o prazo de recebimento das propostas até 30 de abril, na expectativa de que surgissem novas ofertas. Em fevereiro, apenas a Galp e a Excelerate apresentaram propostas. Agora, a Cegás avança para a fase de pré-qualificação, para análise de aderência e conformidade das propostas ao Termo de Referência da Chamada Pública.
A busca por novos supridores tornou-se prioridade para o Ceará, que trava uma disputa com a Petrobras sobre os preços do gás vendido pela petroleira.
Em março, a Petrobras conseguiu derrubar, no STJ, a liminar que a impedia de reajustar o preço do gás dentro dos termos comerciais previstos nos novos contratos assinados com as distribuidoras no fim de 2021.
Atualmente, a Petrobras é a responsável por 85% do gás natural comprado pela Cegás. Os outros 15% vêm da produção de biometano.
Entre os potenciais novos supridores, PetroRecôncavo, Shell e Galp já atuam, desde o início do ano, como fornecedores de distribuidoras do Nordeste. A Excelerate, que arrendou o terminal de GNL da Petrobras na Bahia, tenta, por sua vez, seu primeiro contrato com uma concessionária de gás canalizado.
Fonte: Epbr
Related Posts
Elmano de Freitas reúne Governo e avalia dois anos de gestão
Na última segunda (06), o governador Elmano de Freitas reuniu-se com todo o secretariado e presidentes das vinculadas na Residência Oficial para avaliar os dois anos de seu mandato e definir os projetos...
CEGÁS é premiada em três categorias
Em jantar anual da Abegás em São Paulo, a CEGÁS foi um dos destaques na última segunda (09), sendo premiada com três troféus de reconhecimento por sua atuação em “excelência na distribuição”. A premiação...