A Comissão de Infraestrutura (CO) do Senado aprovou nessa terça-feira (10) um convite para que o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, compareça ao colegiado para explicar a política de fornecimento e preços do gás natural comercializado pela estatal. A audiência pública foi proposta pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN) e deverá contar também com a participação dos presidentes do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, e da ANP, Rodolfo Henrique de Saboia.
Por se tratar de um convite, nenhum dos três é obrigado a ir à audiência, mas, caso se recusem, os senadores podem optar por transformar em convocação. A ideia da CI é fazer uma audiência conjunta com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
“Essa política de distribuição, fornecimento e preço do gás natural, a qual a Petrobras estabeleceu o reajuste para efetivamente 50%, ou US$ 12 por milhão de BTU para contratos a partir de 1º de janeiro de 2022, impactam diretamente a sociedade e aparenta em muito exceder a obrigação legal de equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, bem como suscita questionamentos por parte da sociedade civil em justa cautela, sendo o povo brasileiro acionista majoritário da empresa”, justificou Jean Paul.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Bahiagás participa de audiência pública sobre abertura do mercado de gás no estado
A Bahiagás participou, na segunda-feira (30), da audiência pública promovida pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) acerca da...

