O gerente-geral responsável pela Governança das CLD´s da Mitsui Gás, Rafael Bettini Gomes, elogiou a governança da Copergás, após dois dias de reunião com gestores da Companhia para tratar dos processos de controle interno. Além de Rafael, outros gerentes da Mitsui Gás participaram dos encontros: Márcio Musso (Tesouraria), Bruno Castilho (Contabilidade), Rodrigo Nunes (Tecnologia da Informação) e Juliana Passos e Victor Baroni (Jurídico). As reuniões foram acompanhadas pelo diretor Administrativo-Financeiro da Copergás, Luciano Guimarães.
“A impressão que levamos dessa conversa é muito positiva”, disse Rafael. “As apresentações mostraram que os processos estão devidamente mapeados, que existem responsabilidades claras definidas entre as equipes, e que todas as equipes estão trabalhando de forma muito integrada a fim de que os processos sejam ágeis, eficientes e permeados de controles. A gente percebe primeiro de tudo, uma preocupação muito grande dos profissionais da Copergás em desenvolver processos eficientes, e ao mesmo tempo, observar os controles e as segregações necessárias”.
Governança
O diretor Luciano Guimarães destacou a preocupação da Copergás em agir de acordo com os padrões de Governança estabelecidos e buscando a excelência em suas diversas áreas de atuação. “O controle interno é fundamental para que cada etapa de um processo seja realizada dentro de procedimentos bem definidos, com pontos de controle devidamente monitorados e revisões periódicas introduzindo atualizações, melhorias e buscando eficiências sistêmicas”, afirmou ele.
As reuniões com a equipe da Mitsui aconteceram na Sala Boa Viagem, no 8º andar. Os gestores da Copergás presentes foram Hubert Hirschle, coordenador de Governança, Conformidade e Riscos (CGCR), e o analista Rosalvo Pereira da Silva; o assistente da DAF, Renan Bezerra; a gerente financeira, Isabela Santana (GFIN); o analista da Auditoria, Hernani Queiroz (AUD); o gerente de Contabilidade, Alexandre Lisbôa (GCON); o gerente de Comercialização Residencial e Comercial, Wilson Malini (GCRC); o gerente de Comercialização Veicular e Industrial, Carlos Eduardo Santos (GCVI); o gestor de Medição e Controle, Rodrigo Barros (GMAR), e a supervisora jurídica, Sheila Santana (CJUR).
Macroprocessos
A apresentação que abriu o encontro, no último dia 30, foi feita por Hubert, com apoio de Rosalvo. O coordenador da CGCR explicou como funciona o modelo de controle da Copergás. Ele falou sobre o mapeamento dos macroprocessos, adoções de medidas e recomendações. Os integrantes da Mitsui Gás fizeram uma série de perguntas buscando o detalhamento das atividades. O encontro prosseguiu na tarde da quinta-feira e no dia seguinte (1º/07), com discussões específicas sobre cada setor. Ao final, a equipe da Mitsui Gás aprovou o modelo de controle interno da companhia pernambucana.
A reunião fez parte de um roteiro de visitas periódicas às distribuidoras. A Mitsui Gás é acionista direta da Copergás e de mais sete CDL’s (distribuidoras estaduais de gás canalizado). “A importância dessas reuniões é grande, na medida em que a gente, enquanto Mitsui, vem entender como as coisas estão acontecendo nas distribuidoras, tentar de alguma forma contribuir para esses processos e, ao mesmo tempo, promover o intercâmbio de informações entre as distribuidoras para que elas possam, de forma conjunta, crescer e se desenvolver, atuando para o melhor atendimento aos seus mercados”, disse o gerente-geral da Mitsui Gás, Rafael Gomes.
Fonte: Copergás / Comunicação
Related Posts
Copergás avança na malha de distribuição
A busca por soluções sustentáveis na logística tem colocado o gás natural em destaque como um elemento estratégico para a transição energética global. No Brasil, sua aplicação tem ganhado relevância em...
Copergás realiza obras de expansão de rede na área central do Recife
A Copergás, através do setor de engenharia, iniciou a obra de expansão da rede do Bolsão Centro, no Recife Antigo, com o objetivo inicial de atender o empreendimento Moinho Recife Business & Life e,...