Em setembro, a Aneel realizará um novo leilão no campo do Azulão, no município de Silves (a 203 quilômetros de Manaus), para a geração de até 1 GW de energia. O local é rico em gás natural.
Dessa maneira, a produção de energia limpa no Amazonas pode gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Esta é a estimativa para a nova usina termelétrica a gás natural que deverá ser instalada no estado nos próximos anos.
De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), os investimentos nessa nova área deverão gerar energia suficiente para abastecer uma cidade do porte de Manaus, que tem consumo de 1,2GW de energia para os seus 2 milhões de habitantes.
Atualmente, a Eneva explora comercialmente a área do campo do Azulão. O local foi declarado comercial em 2004, mas nunca havia produzido. Segundo a empresa, os projetos para esta área deverão demandar investimentos de R$ 5 bilhões
“Para o norte do Brasil, significa algo que já é uma realidade. Hoje, o Amazonas é o maior produtor de gás natural em terra firme e a tendência é que (Silves) se torne a capital da energia do Brasil. A partir daqui, envolverá outros municípios, como Itapiranga, Itacoatiara e outras cidades próximas”, explicou o especialista em relações institucionais da Eneva, Márcio Lira.
Fonte: Brasil Norte Comunicação (BNC)