A ES Gás estabeleceu um contrato de suprimento com a Galp Energia, empresa portuguesa que atua no mercado de produtos de petróleo e gás natural. É a primeira vez que o estado do Espírito Santo vai contar com um fornecedor de gás natural que não seja a Petrobras. A vigência do contrato é de dez anos, somando um volume de 912 milhões de m³ de gás natural. O valor total do contrato se aproxima de R$ 2 bilhões.
De acordo com os termos do contrato, vão ser 100.000 m³ de gás natural por dia nos anos de 2023 e 2024, 200.000 m³ de gás natural por dia em 2025 e 300.000 m³ de gás natural por dia entre os anos de 2026 e 2032. O acordo firmado com a Galp já foi aprovado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp).
Segundo o diretor de Operações da ES Gás, Antonio Fernando César Filho, o acordo com a Galp para fornecimento de gás natural materializa os esforços para diversificar as fontes supridoras. “É uma importante ação para as empresas fornecedoras de gás natural num mercado em transição, à medida que diminui a dependência do principal fornecedor”.
O presidente da Companhia, Heber Resende, comenta ainda a questão da concorrência. “Ao percebermos que o mercado estava prestes a abrir possibilidades de outros fornecedores ofertarem gás natural ao Espírito Santo, decidimos manter nossa chamada pública permanentemente aberta, de forma a identificar e aproveitar novas oportunidades de suprimento. O contrato com a Galp demonstra que essa decisão foi acertada, já que os valores contratados estão bem competitivos, o que é uma ótima notícia para os capixabas”.
Fonte: Click, Petróleo e Gás
Related Posts
Entrada de brasileiros na produção de gás na Argentina será uma tendência, diz Energyum
Atores do mercado brasileiro de gás natural e do setor elétrico têm buscado oportunidades de aquisição de participações em campos na Argentina, em busca de gás próprio para importação. a entrada de...
GNLink vence chamada da CEGÁS para fornecer gás ao interior do Ceará
A GNLink, distribuidora de GNL em pequena escala (small scale) venceu chamada pública da CEGÁS para o fornecer gás natural a cidades do interior do Ceará que não estão conectadas à rede de gasodutos da...

