A Abegás definiu sua agenda prioritária para os próximos quatro anos, período crítico para a abertura do mercado brasileiro de gás.
A principal prioridade da associação é garantir o acesso igualitário e não discriminatório à infraestrutura de transporte, que as distribuidoras destacaram como um grande obstáculo ao aumento da concorrência no mercado de gás. Apesar do progresso em direção à abertura do mercado de gás, tais restrições de acesso impediram os esforços para diversificar o fornecimento de gás além da Petrobras, controlada pelo Estado.
A Abegás também buscará apoiar políticas que visem aumentar o fornecimento de gás natural, mas também o fornecimento de biometano e hidrogênio verde. Muitas das principais distribuidoras de gás do Brasil realizaram ofertas públicas de biometano, com o objetivo de ajudar a desenvolver o mercado. Isso está alinhado com o objetivo da associação de ajudar a fortalecer a agenda ambiental, social e de governança (ESG) entre os distribuidores.
A associação também trabalhará para impulsionar políticas que aumentem a demanda por gás natural. A Abegás tem sido um forte defensor de políticas que exigem investimentos em usinas termelétricas a gás para ajudar a criar uma demanda firme por gás em regiões que não têm distribuição de gás natural.
Outro tema fundamental para a associação é o desenvolvimento de regulamentações estaduais e federais relacionadas à distribuição de gás, com o objetivo de coordenar essas políticas de apoio à indústria. A Abegás destacou que sua agenda visa aumentar os investimentos em infraestrutura, reduzir o nível de reinjeção de gás e aumentar a oferta de gás no Brasil.
A associação também elegeu Luiz Gavazza, diretor da Bahiagás, como presidente do conselho.
Fonte: Argus Media
Related Posts
20 estados pedem para ingressar como parte interessada em ADI da Abegás sobre Nova lei do Gás
A Abegás anunciou que ganhou um reforço em sua Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.862/DF – ajuizada em agosto no STF. A entidade afirmou que o Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos...
20 Estados pedem ingresso em ADI da Abegás contra Lei do Gás
Os Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São...

