O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a PPSA (Pré-Sal Petróleo SA) passará a construir e escoar gás natural do pré-sal para costa brasileira. Objetivo é diminuir a dependência do Brasil de matérias-primas para fabricação de insumos, como fertilizantes.
Ele já havia dito ao final da reunião do CNPE na sexta (17) que a Casa Civil preparava uma medida provisória para aumentar a oferta de gás natural no país, mas não havia deixado claro qual seria o papel da estatal.
“A ideia é a PPSA também vai se tornar uma fonte geradora de possibilidades de construção de gasodutos, principalmente de gasodutos de escoamento. Essa é a ideia. Para não ficarmos reféns das petroleiras, tanto da Petrobras, quanto das outras petroleiras nacionais”, disse o Ministro ao final do lançamento do Complexo Renovável da Paraíba da Neoenergia em Santa Luzia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também participou da cerimônia de lançamento, mas saiu sem falar com os jornalistas.
Hoje, quase metade do gás do pré-sal é reinjetado porque não há gasoduto de escoamento que possa levá-lo à costa brasileira. Segundo a ANP, em 2022 foram cerca de 25 bilhões de m³ reinjetados.
O ministro também disse que convidou Bruno Eustáquio, que foi secretário executivo do antigo Ministério de Infraestrutura, para o cargo de chefe de gabinete ou de assessor parlamentar. Ele ainda não deu resposta.
Fonte: Poder 360