O Gás Natural Veicular (GNV) é um tema que frequentemente gera debates e dúvidas entre os motoristas. Com tantas informações circulando, é fácil ficar perdido entre o que é verdadeiro e o que não passa de mito. Para tirar as dúvidas dos consumidores, a SCGÁS preparou um guia completo com alguns dos principais mitos e verdades sobre o combustível.
Carros convertidos para GNV podem explodir? MITO
Esse é talvez o mito mais difundido sobre o GNV. No entanto, veículos movidos a esse combustível não estão sujeitos a explosões. É muito seguro porque todo o sistema, devidamente instalado por oficinas homologadas pelo Inmetro, possui válvulas de segurança testadas e aprovadas.
É mais econômico? VERDADE
A redução nos gastos com abastecimento pode chegar a 33% em relação a outros combustíveis, em veículos leves.
O GNV reduz a vida do motor? MITO
Na verdade, é ao contrário, o GNV não deixa resíduos na câmara de combustão, prolongando a vida útil do motor. O intervalo das trocas de óleo, do escapamento e do filtro de óleo também aumenta. E como o gás não pode ser adulterado, evita gastos adicionais com manutenção e peças.
O GNV polui menos do que outros combustíveis? VERDADE
Apesar de ser um combustível fóssil, o gás natural veicular é limpo e emite níveis muito baixos de resíduos nocivos ao meio ambiente. Inclusive, tem menor emissão de poluentes comparado aos outros combustíveis fósseis.
Abastecer veículos pesados é difícil e demorado? MITO
No Brasil já existem vários postos com sistema de alta vazão, conhecidos como Corredor Azul. Aqui em Santa Catarina a SCGÁS tem um localizado em Araquari no Norte do Estado e durante o ano de 2024, vamos implantar mais três novos postos com capacidade de abastecer em menos de 20 minutos. Entretanto, o estado já dispõe de infraestrutura de oferta do GNV em 62 pontos estratégicos nos principais eixos logísticos sobre as rodovias federais.
Busque sempre informações confiáveis!)
Desmistificar informações sobre o GNV é fundamental para que os consumidores tomem decisões conscientes e assertivas sobre seu uso. Ao compreender que os carros convertidos para GNV são seguros, econômicos e benéficos para o meio ambiente, os motoristas podem considerar essa opção como uma alternativa viável e sustentável. Além disso, com o contínuo investimento em infraestrutura de abastecimento, como os postos de alta vazão, o acesso ao GNV torna-se cada vez mais conveniente e rápido. Ao separar os mitos das verdades, fica claro que é uma escolha inteligente para quem busca economia, segurança e sustentabilidade.
Fonte: SCGÁS / Comunicação