Os colaboradores da Gasmig e do Grupo Cemig participaram de uma simulação contra incêndio no edifício Júlio Soares. Os 21 andares do prédio foram evacuados. De acordo com Lívia Ornelas Campos de Melo, gerente de Recursos Humanos da Gasmig e voluntária da Brigada de Incêndio, o treinamento foi bem-sucedido. “Em menos de cinco minutos nós evacuamos o nosso andar (7º). O nosso resultado foi muito positivo”, contou. Davidson Vieira Mendes Albuquerque, voluntário da brigada de incêndio e colaborador da gerência Comercial, ressaltou a conscientização de todos. “É de extrema importância este tipo de treinamento. Dessa forma, todos ficam cientes de como proceder em situações assim. Todavia, esperamos que nunca aconteça”, expôs. O treinamento, além de envolver todos os colaboradores do Grupo Cemig, teve apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O que é e para que serve uma brigada de incêndio?
O cuidado com a vida dos colaboradores de uma empresa é um princípio básico para segurança e harmonia do ambiente de trabalho. Assim como a CIPA e o PPP, a brigada de incêndio também faz parte da legislação. No entanto, as leis da brigada de incêndio são de responsabilidade dos Estados e devido a isso, cada governo Estadual estabelece uma lei com base em normas locais já estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ou até mesmo pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). A NR-23 (Norma Regulamentadora nº 23), descreve a brigada de incêndio como um grupo de pessoas voluntárias, e que são treinadas e capacitadas para auxiliarem os demais colegas de trabalho em situações de emergência, especialmente, em casos de incêndio. Para estarem preparadas a ajudar aos demais colaboradores da empresa, este grupo de voluntários recebe formação técnica específica e teórica sobre primeiros socorros. Essa equipe também é responsável por identificar possíveis riscos no ambiente de trabalho e também por emitir relatórios e pareceres, além de fiscalizar o estado de conservação dos equipamentos de segurança.
Fonte: Gasmig / Comunicação
Related Posts
Gasmig quer assinar ainda em junho contrato bilionário para receber biometano
A Gasmig pretende fechar até o final de junho um contrato de R$ 1 bilhão para comprar biometano, como é chamado o combustível semelhante ao gás natural, mas com menor pegada de carbono. A estatal mineira...
Gasmig moderniza atendimento ao cliente e otimiza operação comercial com nova plataforma digital da SAP
Responsável pela distribuição de gás natural em Minas Gerais, a Gasmig está modernizando operações para tornar o atendimento mais ágil e eficiente em um setor essencial e altamente demandado. A companhia...

