A Abegás acaba de lançar a segunda edição, revisada e ampliada, do Manual de Boas Práticas para Prevenção de Acidentes por Interferência de Terceiros em Redes de Distribuição (PAIT).
O manual contém as recomendações de segurança necessárias e serve de base para o aprimoramento das práticas utilizadas pelo setor para a redução de acidentes nas redes por interferência de terceiros.
“A iniciativa é resultado de um esforço conjunto da Abegás com todas as associadas, apoiado pela Commit Gás e Mitsui Gás, para aumentar ainda mais a segurança da distribuição de gás canalizado no País”, afirma o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.
O conteúdo traz itens relevantes do processo de prevenção, desde a etapa de delimitação de responsabilidades e definição de requisitos gerais de projeto, construção, montagem e operação de redes de distribuição de gás até informações sobre sinalização, inspeção, obras realizadas por interferentes [empresas de pavimentação, água, esgoto, energia elétrica, telefonia etc) e a relevância de treinamento e comunicação para colaboradores próprios, contratados interferentes.
De acordo com o gerente técnico da Abegás, Gustavo Galiazzi, esta edição do manual traz uma linguagem fluida e objetiva, visando facilitar a compreensão do manual e aumentar o alcance do conteúdo junto aos colaboradores das distribuidoras, empresas prestadoras de serviços e, principalmente, para as potenciais empresas interferentes que compartilham o uso do subsolo com a distribuição de gás canalizado.
O link para download é www.abegas.org.br/manual-de-boas-praticas.
Fonte: Abegás / Comunicação