A Bahiagás esteve presente na primeira edição de 2025 do Abará About, evento que aconteceu no último dia 23, no Hub LightHouse, reunindo importantes nomes do setor de ESG, para debater transformação energética e sustentabilidade. Na ocasião, a Companhia também divulgou as cinco Startups vencedoras do “Desafio Bahiagás de Startups”, ação desenvolvida em parceria com o Hub, com o objetivo de incentivar a inovação e as práticas sustentáveis no ecossistema empreendedor baiano.
Na abertura do evento, o coordenador do Comitê ESG da Bahiagás, Manoel Vitor Jesus, enfatizou a relevância do gás natural na transição energética, sendo o combustível fóssil menos poluente. “A Companhia tem estudado a integração do biogás e do gás natural renovável na rede de distribuição, visando a descarbonização da matriz energética”, disse.
Manoel Vitor também destacou o papel do Comitê na sustentabilidade da empresa, e a realização de um diagnóstico ESG em 2023, mapeando ações ambientais, sociais e de governança. “Esse diagnóstico nos permitiu identificar oportunidades de melhorias e implementações, como o Censo de Diversidade, que nos permitiu entender qual é o perfil dos colaboradores da Companhia, e o Programa Vivamente, conjunto integrado de ações de Promoção da Saúde, voltados à melhoria biopsicossocial dos colaboradores”, completou. Também participaram do Abará About a consultora em eventos voltados para sustentabilidade, Brisa Torres Benjamin, e o CEO da REL Innovation, André de Goes Paternostro.
Após a apresentação, foram divulgadas as cinco Startups vencedoras do “Desafio Bahiagás de Startups”: 4MDG, Trackfy, Ledax.io, AskLisa, e Subúrbio +, que receberam um prêmio de 20 mil reais cada, além da oportunidade de desenvolver a tecnologia proposta pelo desafio. “Esse apoio é fundamental para a nossa caminhada. Trabalhamos com qualificação, então oferecemos cursos de mecânica, elétrica, robótica. Criamos o primeiro kit a gás natural dentro de uma moto, o que vai reduzir bastante os custos do condutor, especialmente se ele for entregador de comida por aplicativo”, explica o presidente do Suburbio+, Samuel Jesus. “A ideia é que esse motor a gás tenha autonomia para rodar entre 150 a 200 km”.
A assessora Interina de Tecnologia de GN, Halany Falcão, representando o coordenador do Programa Inovaê e idealizador do Desafio, Magno Bernado (ASTEG), parabenizou as startups vencedoras, e se colocou como um apoio na aproximação entre as Startups e as gerências de interesse na Companhia. “O objetivo dessa chamada com um valor enxuto é atrair para a conexão. A expectativa é de que ao final as startups entreguem inovações tecnológicas que façam sentido para a Companhia, e que isso possa evoluir em uma contratação maior”, explica.
A diretora Técnica e Comercial da Bahiagás, Larisse Stelitano, destaca que a inovação está no DNA da Bahiagás, e se mostrou otimista de que as inovações têm potencial de transformar processos e impulsionar resultados para a Bahiagás. “Quero dar as boas-vindas às vencedoras, que iniciarão um período de experimentação na Companhia e desejar sucesso”. Também presente no evento, o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, parabenizou os vencedores, e destacou a busca pela sustentabilidade, não só da Companhia e seu Comitê ESG, mas também das Startups participantes. “O gás natural tem um papel-chave na transição energética, substituindo energéticos mais poluentes e reduzindo as emissões de CO2, e praticamente zerando os particulados”, enfatizou. “É preciso avançar ainda mais em ações sustentáveis, integrando os novos energéticos e ajudando a reduzir as emissões de carbono, que afetam as grandes cidades, e reduzem a qualidade de vida de boa parte da população”.
Já a CEO do Lighthouse Hub, Lara Morel lembrou que a missão da premiação é conectar mentes inovadoras a soluções práticas e sustentáveis. “Este evento celebra tanto a criatividade quanto o impacto das startups participantes do Desafio Bahiagás, além de reforçar nosso compromisso com a transformação energética”.
Também estiveram no evento a superintendente de Inovação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Emmeline Bezerra, e o coordenador de Inovação e Fomento à Economia Solidária da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Júlio Santana.
Fonte: Bahiagás / Comunicação
Related Posts
Startup vencedora do desafio Bahiagás cria protótipo de kit gás para moto
Após anunciar os vencedores do Desafio Bahiagás de Startups, o Inovaê Link Up entrou em sua terceira fase, quando os projetos começam a ser elaborados. Para acompanhar o andamento dessa etapa, no último dia...
Bahiagás: Comunicado de encerramento da Chamada Pública para aquisição de Gás Natural – 2024
A Bahiagás lançou sua Chamada Pública nº 01/2024 com o objetivo de contratar suprimento de gás natural a partir de 1º de janeiro de 2025, visando atender seus diversos segmentos de clientes e buscando...