A Compagas fez o lançamento oficial das obras de expansão da rede de gás canalizado nos municípios de Londrina e Maringá durante cerimônia realizada nas duas cidades com a presença do Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, do Prefeito de Londrina, Tiago Amaral, do Prefeito de Cambé, Conrado Scheller, e do Prefeito de Maringá, Silvio Barros.
Ainda durante o evento em Londrina, ocorreu a assinatura dos primeiros contratos com clientes para fornecimento de gás canalizado. A PADO S.A., indústria líder nacional no segmento de cadeados e fechaduras, e a AESA, indústria de autopeças, as duas com fábricas na região, contarão com os serviços da Compagas garantindo o fornecimento ininterrupto para suas operações.
Em Londrina, o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Junior, revelou para a cidade a conclusão da primeira fase das obras de expansão. Ao todo serão construídos 70 quilômetros de gasoduto para atender os segmentos industrial, residencial, comercial e veicular na região, que será abastecida por biometano. Neste primeiro momento, a Companhia já finalizou a instalação de quase 4 quilômetros de rede de gás canalizado.
“Estamos muito orgulhosos e entusiasmados em entregar a primeira fase de um projeto de expansão, que vai trazer mais desenvolvimento para Londrina e, em especial, vai posicionar o Norte do Paraná como a primeira região do Paraná a receber o biometano como combustível. Ou seja, um energético limpo e sustentável para movimentar a cidade e trazer ainda mais conforto, segurança e praticidade para os segmentos que atuamos”, explicou Lamastra.
“Hoje é um dia histórico para o Norte do Paraná, com o lançamento da primeira etapa do gasoduto que liga Cambé a Londrina, um investimento de 100 milhões de reais. Essa iniciativa vai transformar o setor industrial, trazendo energia limpa e acessível para as indústrias, atraindo investimentos e gerando emprego. Com 90 quilômetros de gasoduto em andamento, sendo 70 em Londrina e 20 em Maringá, estamos investindo no futuro da região, com a previsão de concluir as obras nos próximos cinco anos”, revelou o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, durante a cerimônia.
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, esteve presente no evento e ressaltou a importância do biometano para a cidade. “A chegada do biometano a Londrina marca um novo capítulo para o transporte público da cidade. A partir do ano que vem, queremos que os cerca de 40 novos ônibus que serão entregues já utilizem motores movidos a biometano. Esse é um passo crucial, pois, após nossos estudos, ficou claro que o biometano oferece o melhor custo-benefício para a frota. Nosso objetivo é também iniciar a produção local desse combustível, tornando o transporte coletivo ainda mais sustentável e eficiente”, finalizou.
Conrado Scheller, prefeito de Cambé, destacou que o investimento é um marco para o futuro da região, proporcionando um avanço significativo em vários aspectos. “Com a oferta de gás natural, estamos garantindo três pilares essenciais para o crescimento: o desenvolvimento econômico, que beneficia as empresas que já operam na nossa região e atrai novas oportunidades para aquelas que buscam se estabelecer aqui; o desenvolvimento humano, que só é possível com trabalho, economia forte e um setor industrial em expansão; e, por fim, o desenvolvimento sustentável, que preserva a natureza e as belezas naturais do Paraná. Este é, sem dúvida, um projeto fundamental para o progresso de toda a região”, afirmou o prefeito.
Maringá também está contemplada no projeto de expansão da Compagas. Serão construídos um total de 19 quilômetros que atenderão especialmente os clientes industriais da região.
A expansão em Londrina e Maringá receberá um aporte de R$ 100 milhões e integra o plano de investimentos da empresa para os próximos 5 anos no valor de R$ 505 milhões.
Lançamento da primeira fase de obras da rede de gás canalizado em Maringá
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, participou do evento e destacou a importância da iniciativa da Compagas em expandir sua rede de gás canalizado para a cidade, ressaltando que essa ação trará uma série de benefícios significativos para toda a região. “A distribuição de biometano é uma solução inovadora e sustentável, que não causa impacto ambiental, promovendo uma forma limpa e eficiente de energia”, afirmou o prefeito. Ele também enfatizou que os equipamentos utilizados são de última geração, projetados para garantir eficiência e sustentabilidade, sem prejudicar o meio ambiente ou o tráfego da cidade. “Com essa iniciativa, teremos benefícios tangíveis em diversas áreas, desde a preservação ambiental até a geração de novas oportunidades para o futuro da nossa cidade”, concluiu.
O CEO da Compagas lembra que o plano de negócios da concessionária ainda prevê a expansão da malha de gasodutos na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, a injeção do biometano na rede de gás canalizado e o desenvolvimento dos corredores sustentáveis. “O gás canalizado é uma fonte energética capaz de aumentar a competitividade industrial, impulsionar o desenvolvimento econômico, atrair novos negócios, gerar arrecadação, emprego e renda. Com nosso plano de expansão, vamos chegar a mais regiões do Paraná e teremos capacidade de atender ainda mais clientes”, avalia.
Desenvolvimento econômico e sustentável
Lamastra reforça que a empresa está intensificando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável dos municípios paranaenses, ao expandir suas iniciativas para integrar energia limpa e renovável. Dentro do plano, o objetivo é inserir o biometano no portfólio de suprimentos já a partir deste ano. O Norte do Paraná será a primeira região 100% abastecida com o combustível.
“Nosso objetivo está no desenvolvimento de um mercado sustentável e eficiente, com energia limpa e totalmente alinhado às metas de descarbonização, tão importantes frente aos desafios enfrentados ao redor do mundo com as mudanças climáticas”, avalia. “Temos que aproveitar o potencial produtivo de biogás que o nosso estado oferece e posicionar o Paraná à frente dessas iniciativas”, completa.
Detalhamento dos investimentos
A Compagas assinou o novo contrato de concessão de gás natural canalizado para o Paraná, que teve início em 2024 e é válido até julho de 2054. Neste novo contrato a distribuidora vai expandir o atendimento à todas as regiões do Estado e inserir o biometano no portfólio de suprimento. Nos próximos 30 anos de vigência do contrato de concessão, a Compagas vai investir pelo menos R$ 2,5 bilhões para ampliar em 122% a rede canalizada de distribuição com a construção dos novos gasodutos no Paraná e atender mais de 60 mil novos clientes, o que significa um crescimento de 108% nos números.
A previsão é de fornecer gás canalizado para 22 novas cidades no Paraná, chegando a um total de 34 municípios atendidos, o que representa o atendimento a 70% do PIB do Estado. A Compagas ainda tem como objetivo atender todas as 10 mesorregiões do Paraná estimulando o uso do biometano como combustível sustentável em suas redes, em prol da transformação pela descarbonização por meio de um gás renovável e eficiente.
O planejamento da empresa para aplicação do investimento é dividido em etapas, divididos em ciclo de cinco anos, ou seja, esse primeiro ciclo vai de 2024 até 2029. No período, serão R$ 505 milhões destinados a projetos estratégicos, como a expansão da rede de gás canalizado para a região Norte do Paraná, para a conexão de novos clientes em Curitiba e Região Metropolitana e para a ligação da rede até o município da Lapa.
A expansão para a Lapa contará com um investimento de R$ 108 milhões e receberá a construção de 52 quilômetros de gasoduto interligando os municípios de Araucária e Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento vai atender um eixo agroindustrial do Estado e, em especial, a fábrica do Grupo Potencial Biodiesel, localizado na região.
Dentro do investimento para o período, a Compagas vai aplicar ainda R$ 14 milhões para conquistar novos clientes na cidade de Curitiba e Região Metropolitana. “Temos um grande potencial não explorado na região, onde já possuímos uma rede instalada. Portanto, estamos confiantes de que conectaremos mais empreendimentos nos próximos anos. É importante lembrar que ter gás natural canalizado em uma metrópole como Curitiba, contribui ainda para a melhoria da mobilidade urbana, ao retirar caminhões de entrega de GLP de circulação”, concluiu Lamastra.
Outro projeto contemplado do novo contrato de concessão e que já está em andamento, é a instalação do Projeto Corredores Sustentáveis no Paraná. A iniciativa estabelece uma ligação entre produtores e consumidores de gás natural veicular (GNV), integrando as principais rotas rodoviárias com o Porto de Paranaguá e promovendo o transporte de carga sustentável para exportação de alimentos e para o agronegócio. O objetivo é incentivar a troca do diesel pelo gás natural, menos poluente, viabilizando a transformação da matriz energética do Estado no setor de transportes.
Atualmente já está em operação a primeira rota do Projeto Corredores Sustentáveis no Paraná, que conecta os municípios de Paranaguá e Londrina, interligando as regiões Leste e Norte do Estado. Nesse percurso, 11 postos de abastecimento de veículos leves e pesados movidos a gás, especialmente caminhões, já estão em funcionamento. Essa rota garante a autonomia de trajeto do interior até o Porto de Paranaguá, permitindo o escoamento da safra com um transporte mais sustentável, e ainda promove a integração do Paraná com as rotas de São Paulo e Santa Catarina. Para 2025, novos postos que comercializam o GNV devem ser integrados à rota, em especial na Região Norte do Paraná, em Campina Grande do Sul (RMC), e nos Campos Gerais.
Fonte: Compagas / Comunicação
Related Posts
Uso de gás natural no Amazonas evita a emissão de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa
O uso do gás natural tem contribuído para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Amazonas. De acordo com levantamento da Cigás, mais de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa...
Knauf substitui parte do gás natural por biometano em fábrica de materiais de construção no Rio
A Knauf, fabricante de materiais de construção, vai substituir parte do seu consumo de gás natural por biometano na planta em Queimados (RJ), a partir deste mês. O biocombustível será fornecido pela Gás...

