A Pluspetrol anunciou o seu primeiro teste de exportação de gás natural não-convencional de Vaca Muerta, na Argentina, para o Brasil. A operação foi viabilizada pela Gas Bridge, seu braço de comercialização no mercado brasileiro. A Gas Bridge é a quarta comercializadora a anunciar testes de importação de gás argentino este mês: a MTX Comercializadora de Gás Natural, a Edge e a MGás também fizeram o mesmo movimento, via Bolívia. operação começou no dia 18 de abril e se estendeu pelos dias seguintes, para atendimento a um cliente específico — cujo nome não foi divulgado. A companhia se prepara para enviar uma nova carga ao Brasil esta semana e mira novos clientes. “Foi um primeiro teste. Estamos agora coordenando uma próxima operação, continuar o máximo possível até que o clima frio chegue e a janela de importação se feche”, afirmou o gerente comercial da Pluspetrol, Pablo Campana.
Janela deve se fechar no inverno
Agentes do mercado se movimentam para realizar os primeiros testes de importação de gás argentino antes do inverno. A expectativa entre os comercializadores é de que o negócio só deve vingar, de fato, a partir do fim do ano, na próxima janela de verão — estação em que o consumo de gás na Argentina sazonalmente arrefece, abrindo espaço para exportações. Neste primeiro momento, a importação de gás tem ocorrido na modalidade interruptível. “Estamos olhando oportunidades para trazer alguma coisa mais firme para o próximo verão”, disse Campana. A Pluspetrol tem autorização do governo argentino para exportar até 2 milhões de m3/dia ao Brasil, na modalidade interruptível até o fim de 2027. O volume enviado nos testes, porém, tem sido limitado por questões logísticas. A origem desse gás é o bloco La Calera, ativo de gás não-convencional da formação Vaca Muerta, na Bacia de Neuquén. A Pluspetrol já anunciou publicamente a intenção de aumentar a produção em La Calera dos atuais 10 milhões para 15 milhões de m³/dia em 2025. E vê potencial para ampliar para até 25 milhões de m³/dia no futuro.
Fonte: Eixos
Related Posts
Uso de gás natural no Amazonas evita a emissão de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa
O uso do gás natural tem contribuído para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Amazonas. De acordo com levantamento da Cigás, mais de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa...
Knauf substitui parte do gás natural por biometano em fábrica de materiais de construção no Rio
A Knauf, fabricante de materiais de construção, vai substituir parte do seu consumo de gás natural por biometano na planta em Queimados (RJ), a partir deste mês. O biocombustível será fornecido pela Gás...

