As obras do gasoduto Centro-Oeste estão 45% concluídas, com 135 km construídos de um total de 300 km de extensão. A Gasmig informou à Brasil Energia que, até abril deste ano, foram implementados cerca de 31 km de rede entre Linha Tronco e Linhas Laterais. Até dezembro de 2024 foram construídos 104 km de malha, dos quais cerca de 92,2 km são da Linha Tronco. O projeto Centro-Oeste visa atender a demanda de gás natural das indústrias, dos comércios, das residências e postos de gasolinas.
O estimado é finalizar as obras da Linha Tronco em agosto deste ano. Já as obras das Linhas Laterais de Sarzedo, Juatuba e Mateus Leme foram concluídas e estão em fase de comissionamento. Por sua vez, as linhas laterais de Betim, Itaúna e Divinópolis estão em execução, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2026.
As cidades atendidas são Betim, Divinópolis, Igarapé, Itaúna, Juatuba, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas e Sarzedo, região do centro-oeste do estado de Minas Gerais. Juntos, respondem por 10% do PIB industrial e 7% do PIB total de Minas Gerais, e aproximadamente 1 milhão de habitantes, ou 5% da população do estado.
A iniciativa representa um acréscimo superior a 20% da malha atual da Gasmig, com previsão de distribuir acima de 200 mil m³/dia de gás natural para os clientes potenciais da região.
Projeto Centro-Oeste
O projeto Centro-Oeste consiste em um sistema de distribuição de gás natural composto por um Linha Tronco em aço carbono de diâmetro nominal de 16 polegadas e cerca de 108 km de extensão. A linha tronco é o segmento principal que conectará as demais vias.
Os outros gasodutos, denominados Linhas Laterais, serão construídos nas cidades atendidas e terão diâmetros diversos, variando entre 2″, 4″, 6″ e 10″ para os gasodutos em aço carbono e diâmetros de 63mm, 90mm e 125mm para os gasodutos em Polietileno de Alta Densidade (PEAD).
As obras começaram em março de 2024, após aprovação do licenciamento ambiental pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). A ampliação do Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN) da companhia terá aporte de mais de R$ 800 milhões.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
Clientes do Centro-Oeste Mineiro podem manifestar interesse para utilizar o gás natural da Gasmig
As obras da Linha-Tronco do gasoduto Centro-Oeste estão em fase final, e a previsão é de que as primeiras ligações para o fornecimento de gás natural comecem no segundo semestre de 2025. O gás natural é uma...
Gasmig: Obras da Linha Tronco do gasoduto Centro-Oeste estão na etapa final
O projeto gasoduto Centro-Oeste tem como objetivo atender a demanda de gás natural das indústrias, dos comércios, das residências e postos de gasolinas dessa região no estado. São cerca de 300km de...

