O nadador soteropolitano Eduardo Mustafá, de 17 anos, conquistou neste mês um feito marcante em sua carreira: a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Natação, no Rio de Janeiro, consolidando-se como uma das maiores promessas do esporte da Bahia. Eduardo é um dos 12 atletas baianos patrocinados pela Bahiagás em 2025 e soma-se a vários outros que já fizeram história empunhando a marca da distribuidora de gás natural, como o maratonista aquático Allan do Carmo.
Segundo Nívia Cohen, coordenadora de Comunicação Institucional da Bahiagás, o apoio faz parte de uma estratégia de valorização do potencial esportivo baiano. “Nossa política de patrocínios de incentivo ao esporte tem ajudado a formar não só atletas, mas também cidadãos”, afirma. Assim, a Companhia mantém desde 2010 uma forte política de apoio desportivo em uma ampla gama de modalidades, como boxe, caratê, judô, natação, entre outras. “Esse é um compromisso da Bahiagás que possibilita a presença do atleta no esporte, promove a frequência nos treinos e a melhoria da performance, bem como revela talentos nessa área tão importante da sociedade”, enfatiza Nívia, lembrando que o esporte promove inclusão, integração e benefícios na saúde física e mental.
Para Eduardo Mustafá, o patrocínio da Bahiagás tem sido fundamental para viabilizar sua participação em competições nacionais e internacionais. “O patrocínio da Bahiagás é essencial para que eu possa atingir meus objetivos. Através desse projeto, recebo um grande apoio para custear minhas viagens e auxiliar nos custos com materiais, trajes e outros itens indispensáveis. Sem a Bahiagás, nada disso seria possível”, afirma Eduardo.
Natural de Salvador e aluno do 3º ano do Ensino Médio Eduardo tem se destacado pela combinação de talento, disciplina e dedicação. Mesmo com a rotina intensa de estudos e treinos, ele mantém o foco em evoluir dentro e fora das piscinas.
Desde 2022, o atleta conta com o patrocínio da Bahiagás, que tem sido fundamental para viabilizar sua participação em competições nacionais e internacionais. “O patrocínio da Bahiagás é essencial para que eu possa atingir meus objetivos. Através desse projeto, recebo um grande apoio para custear minhas viagens e auxiliar nos custos com materiais, trajes e outros itens indispensáveis. Sem a Bahiagás, nada disso seria possível”, afirma Eduardo.
A medalha de ouro conquistada no Sul-Americano Juvenil se soma a um currículo extenso: três ouros e uma de bronze na edição de 2023 do mesmo campeonato, além de cinco ouros, uma prata e um bronze na Copa Pacífico de Águas Abertas. No cenário nacional, o nadador já acumula duas pratas e cinco bronzes em Campeonatos Brasileiros, além de deter o recorde baiano dos 1500 metros livres na categoria Juvenil 2.
Em 2025, Eduardo encara novos desafios em competições de alto nível, como o Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu José Finkel, a Travessia Itaparica–Salvador, e o Campeonato Brasileiro de Verão, no Rio de Janeiro. E já mira um objetivo ainda maior para 2026: disputar a seletiva para o Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas, um passo decisivo rumo ao alto rendimento internacional.
Fonte: Bahiagás / Comunicação
Related Posts
Bahiagás fortalece compromisso socioambiental com lançamento do segundo relatório de sustentabilidade
A Bahiagás acaba de divulgar a segunda edição do Relatório de Sustentabilidade, documento que reúne as principais ações da Companhia nas áreas social, ambiental e de governança no ano de 2024. Mais do que...
Reajuste da tarifa de gás natural
A partir do dia 1º de novembro de 2025, a Bahiagás reduzirá as tarifas do gás natural em 3,21% (média de todos os segmentos atendidos), conforme Resolução Nº 39 da Agência Estadual de Regulação de Serviços...

