O diretor da ANP, Pietro Mendes, informou que a agência pretende abrir uma consulta pública sobre o Gas Release entre outubro e novembro deste ano, “para implementar em 2027”. O programa regulatório tem por objetivo obrigar um agente dominante no mercado de gás natural, no caso, a Petrobras, a vender parte do gás que controla para outras empresas, promovendo a livre concorrência. “Não é imposição do regulador, é uma exigência estrutural para abrir o mercado”, explicou Mendes durante apresentação na Fundação Getúlio Vargas (FGV) na comemoração dos cinco anos da Lei do Gás. O Gas Release está previsto na lei, mas encontra oposição do agente dominante do gás natural no Brasil, a Petrobras. Também ex-presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Mendes afirmou que em pesquisa feita pela ANP foi observado que 81% dos agentes industriais são a favor do Gas Release. “Não é uma medida punitiva, é uma medida de estrutura de mercado que tem que ser tomada no âmbito do órgão regulador. Precisamos de mudança estrutural para destravar os investimentos no mercado de gás”, explicou. No momento, Mendes informou que a ANP prepara as minutas de resolução para colocar em consulta pública, e que pediu para a FGV desenvolver métodos ergonométricos sobre o tema.
Fonte: Agência Estadp
Related Posts
ANP adia, de novo, prazo de resposta do questionário do Gas Release
A ANP prorrogou, pela segunda vez, o prazo para resposta de questionário sobre o desenho do Programa de Redução da Concentração no Mercado de Gás Natural (Gas Release), segundo comunicado divulgado nesta...
ANP posterga prazos para envio de contribuições sobre o desenho do programa de gas release
A ANP prorrogou, de 4/4 para 10/4, o prazo para envio das contribuições ao questionário sobre o desenho do programa de redução da concentração no mercado de gás natural (o gas release). A prorrogação, de...

