As distribuidoras de gás canalizado do Centro-Sul, que engloba as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, lançarão em março uma chamada pública para contratar mais de 6 milhões m³/d de gás natural com fornecimento a partir de 2022. Fazem parte do processo as empresas: MSGÁS, GasBrasiliano, a Compagas, SCGÁS, e a Sulgás.
A chamada tem como objetivo contratar até 40% da capacidade total fornecida hoje pela Petrobras, que está em 10 milhões m³/d, adicionado 2 milhões de m³/d de um crescimento na demanda das empresas.
A chamada pública ocorre em um momento no qual o governo tenta viabilizar uma abertura no mercado de gás natural no País, por meio da “Nova Lei do Gás” e outras medidas que visam quebrar o monopólio da Petrobras sobre o segmento.
“Percebemos que com as mudanças na legislação, agora existe um ambiente bem interessante para fazer nova chamada, porque tem muitos supridores tentando se mexer”, disse o presidente da Compagas, Rafael Lamastra. Segundo ele, as empresas contratantes consideram adquirir Gás Natural ou Gás Natural Liquefeito (GNL) vindos da Bolívia, por meio de gasoduto, ou pela costa brasileira ou com entrega a partir do futuro terminal de GNL que será construído no Estado do Paraná.
A chamada pública anterior ocorreu em 2019, quando os contratos com a Petrobras para fornecimento da molécula para as distribuidoras terminaram. Naquela ocasião, apareceram potenciais fornecedores do insumo, mas devido às dificuldades no atendimento da demanda, as concessionárias voltaram a comprar gás da Petrobras, e obtiveram preço 5% mais barato.
Fonte: Broadcast / Ag.Estado
Related Posts
Gás da Floresta Amazônica entra no mapa do mercado de GNL em pequena escala
O contrato recém-anunciado pela Petrobras com a Amazônica Energy, para suprimento do novo projeto de distribuição de GNL em pequena escala na Amazônia, coloca Urucu no mapa do GNL small-scale. A estatal...
Distribuidoras do Nordeste debatem com ANP tarifas e classificação de transporte de gás natural
Na última sexta (07), o Comitê de Gás e Petróleo do Consórcio Nordeste participou de audiência com o Diretor da ANP, Pietro Mendes, na sede da agência, no Rio de Janeiro. O Comitê foi representado pelo seu...

