Seis entidades socioassistenciais, culturais e de esportes foram triadas pelo Comitê de Patrocínio da MSGÁS, com base no edital da chamada pública, e aprovadas pela diretoria executiva da Companhia para receberem recursos do programa de incentivos fiscais.
A Chamada Pública, realizada entre 01 de agosto a 20 de agosto, atraiu 81 propostas, das quais 6 foram contempladas: Obras Sociais Francisco Thiesen; A. Marcelo Takahashi; Asilo São João Bosco; Instituto MS Mais Bonito – Bonito 21K – 11ª edição; e Lar do Pequeno Assis Cotolengo/MS.
Os recursos a essas entidades são repassados pela Companhia por meio do Fundo Nacional, Estadual e Municipal do Idoso (CMI), Fundos do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lei de Incentivo ao Esporte, Lei Rouanet/Pronac e Pronas PCD.
A seleção de projetos, realizada anualmente desde 2020, pela MSGÁS, busca afirmar o compromisso da empresa com a responsabilidade social da Companhia com a sociedade sul-mato-grossense.
Por meio da chamada pública, a Companhia busca reconhecer e apoiar as melhores iniciativas de promoção da inclusão social, por meio do esporte, das artes, da cultura e de ações voltadas a pessoas com deficiência e à oncologia, além de garantir acolhimento e assistência a idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa representa uma ação concreta de impacto social, que direciona recursos do imposto de renda para instituições reconhecidas por seu trabalho transformador em Mato Grosso do Sul.
Onde será aplicado o recurso
Os recursos serão liberados entre 15 e 31 de dezembro e viabilizarão atividades que se concretizarão por meio dos seguintes projetos:
Obras Sociais Francisco Thiesen – Projeto Tekotee: Recebendo apoio da MSGÁS pela 3° vez, o objetivo do projeto é promover a inclusão cultural e social por meio da música, atendendo 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Complexo Aero Rancho, em Campo Grande/MS. O projeto dá continuidade às ações iniciadas em 2021, com foco na formação de uma orquestra infantojuvenil, utilizando a música clássica como ferramenta de desenvolvimento humano, educativo e cultural.
Associação de Educação Especial Marcelo Takahashi – Recebendo apoio da MSGÁS pela 2° vez, a verba do apoio será usada para implantação de uma sala Sensorial, destinado a crianças com deficiências ou altas demandas sensoriais. O espaço será voltado ao desenvolvimento cognitivo, motor e emocional por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, com apoio de equipe multidisciplinar. A iniciativa visa reduzir barreiras, promover inclusão e ampliar a igualdade de oportunidades na educação infantil.
Asilo São João Bosco – Projeto Culinária, Cultura e Saúde: Resgatando Sabores e Memórias para uma Vida Plena: Também recebendo nosso apoio pela 2° vez, o projeto une promoção da saúde, melhoria da alimentação e valorização cultural dos idosos atendidos. Inclui aquisição de equipamentos de cozinha e hospitalares, além de oficinas culinárias que resgatam tradições sul-mato-grossenses, fortalecendo memórias afetivas, convivência social e qualidade de vida.
Instituto MS Mais Bonito – 11ª edição do Bonito 21K (2025): promove a prática esportiva com percursos para diferentes públicos e atletas profissionais. Além de fomentar o turismo e movimentar a economia local, o evento reforça o compromisso com a sustentabilidade, sendo certificado como carbono neutro e com gestão integral dos resíduos.
Lar do Pequeno Assis – Projeto Campo Grande Ativa: amplia o atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No contraturno escolar, oferece atividades gratuitas em futsal, judô, balé e ginástica artística, unindo esporte, cultura e educação para fortalecer autoestima, disciplina, respeito e inclusão social.
Cotolengo Sul-Mato-Grossense – Projeto Qualificação do Serviço de Atendimento às Pessoas com Deficiência: Apoiado pela 2° vez pela MSGÁS, o projeto prevê a implantação de um ginásio de psicomotricidade para ampliar a estimulação e o desenvolvimento funcional de crianças, jovens, adultos e idosos atendidos pela instituição. O espaço fortalecerá recursos de reabilitação, promovendo integração sensorial, ganhos cognitivos e motores, além de maior qualidade de vida para pessoas com deficiência e suas famílias.
Fonte: MSGÁS / Comunicação
Related Posts
Empresas habilitadas na Chamada Pública 002/2025
A CEGÁS informa que, após a Fase I – Manifestação de Interesse e a Fase II – Habilitação, da Chamada Pública CEGÁS 002/2025 para fornecimento de gás na modalidade flexível, estão habilitadas as empresas: –...
MSGÁS abre concurso público com salários de até R$ 10,6 mil
A MSGÁS publicou o Edital 001/2025que oferece vagas imediatas e cadastro de reserva para o quadro de empregados. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2025, exclusivamente pela internet,...