A Petrobras avalia implementar um parcelamento do pagamento no próximo ajuste trimestral dos contratos de fornecimento às distribuidoras de gás natural canalizado, indicou a CEO da estatal, Magda Chambriard, em teleconferência com analistas na terça (12). “Estamos olhando se esse aumento contratado em agosto vai demandar de nós algum tipo de suporte em termos de alargamento de prazo de pagamento”, disse. A estatal passou a oferecer a opção de parcelar a diferença de preços para o querosene de aviação (QAV) em abril, de modo a mitigar os impactos do repasse dos aumentos internacionais nas cotações devido à guerra no Oriente Médio. No caso do gás natural, o primeiro reajuste trimestral após o início do conflito ocorreu no início de maio, com uma alta de 19,2%. Projeções da Abegás, no entanto, indicam que o próximo reajuste, em agosto, poderá levar a um aumento de 50% no preço da molécula. As distribuidoras não têm aumento de margem com o reajuste do gás. Os valores são repassados para tarifas nos reajustes periódicos feitos caso a caso nos estados. Chambriard ressaltou que a estatal vai continuar a “observar fielmente a evolução dos preços no mercado internacional e a política de não repasse da volatilidade”.
Fonte: Eixos
Related Posts
Tecnologias avançadas fortalecem a segurança das redes de distribuição de gás natural
Por trás do gesto simples de ligar o fogão e fazer um café existe um nível avançado de tecnologia. Desde que chegou ao país em 1997, a Naturgy tem incorporado inovações que fortalecem a segurança de suas...
Gás natural avança no ES e chega a 100 mil consumidores
O Espírito Santo alcançou a marca de 100 mil consumidores conectados à rede de gás natural canalizado, consolidando sua posição entre os estados com maior capilaridade do serviço no país. O resultado foi...

