O MME abriu na segunda-feira (8/1) solicitação de manifestação de interesse para contratar consultorias especializadas para estudar as questões tributárias do mercado de gás natural brasileiro. As propostas de trabalho podem ser enviadas até o próximo dia 24/1.
As empresas que participarem do processo passarão por fases eliminatórias e classificatórias até a definição da vencedora, que terá prazo de 180 dias para executar os estudos e apresentar os resultados. A primeira fase, de caráter eliminatório, pede que a candidata apresente experiência comprovada em prestação de serviços de consultoria sobre legislação tributária.
As demais cinco etapas serão classificatórias, divididas por 30, 30, 25 e 15 pontos, respectivamente. A nota mínima para classificação à fase seguinte é de, no mínimo, 70% da pontuação máxima.
A contratação da consultoria faz parte do projeto Meta, de assistência técnica dos setores de energia e mineral, em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).
No último dia 7/11, o MME pediu que as empresas manifestassem interesse para estudos no gás natural, mas naquela ocasião escolheria uma empresa que teria de estudar a diversificação dos agentes no setor do gás natural.
Agora, este novo estudo surge no contexto de espera do mercado sobre a aprovação do substitutivo do projeto de lei 6.407/13, o PL do Gás, que mexerá com as questões tributárias, como a questão da tarifação de entrada e saída dos gasodutos. Para o segundo semestre deste ano também é esperada a chamada pública de contratação de capacidade da Transportadora Brasileira do Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol).
Fonte: Brasil Energia Online
Related Posts
Gás natural é ‘inexorável no jogo” para data centers, defende VP da Siemens Energy
A construção de uma política pública para atrair investimentos em data centers não deve deixar fontes de lado, defende o vice-presidente da Siemens Energy para América Latina, André Clark. Segundo ele, o...
Joaquim Levy destaca papel estratégico do gás natural no Nordeste
O Diretor de Estratégia Econômica e Relações com o Mercado do Banco Safra, Joaquim Levy, prevê que os investimentos em projetos para fornecimento de gás natural, com garantia de oferta firme e preço...