O Ministério de Minas e Energia publicou a edição nº 132/fevereiro 2018, do Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria do Gás Natural.
A publicação apresenta o balanço do gás natural no Brasil, na Argentina, na Bolívia, no Chile e no Uruguai, além de dados nacionais – reservas, produção, destinação do gás, importações e oferta interna, consumo, preços, competitividade e infraestrutura de transporte -, entre outras informações.
Destaques do mês de fevereiro/2018
(Análise comparativa em relação ao mês anterior)
Demanda de gás natural: A demanda total caiu de 77,4 para 75,8 milhões de m³/dia, impactada pela redução da geração termelétrica. Entretanto é importante destacar que na malha integrada a demanda passou de 67,8 para 72,0 milhões de m³/dia.
Oferta nacional: A oferta nacional total caiu de 60,8 para 55,4 milhões de m³/dia, no entanto na malha integrada a oferta nacional permaneceu em aproximadamente 50 milhões de m³/dia.
Oferta de gás importado: Devido ao incremento de demanda na malha integrada houve necessidade de maior oferta de gás importado, visto que a oferta nacional nesse sistema ficou estável. A importação boliviana aumentou de 19,5 para 22,5 milhões de m³/dia, permanecendo constante a regaseificação de GNL.
Fonte: MME
Related Posts
CEO da MSGÁS critica imposto seletivo: “esquizofrenia brasileira na transição energética”
A CEO da MSGÁS, Cristiane Schmidt, fez críticas ao imposto seletivo proposto na reforma tributária, classificando a inclusão do gás natural e de outros bens minerais como uma “esquizofrenia brasileira”....
Atraso na agenda regulatória do gás da ANP prejudica esforços para fortalecimento da indústria, diz Firjan
O leilão do gás natural da União pode colaborar com o fortalecimento da indústria, mas a construção de um ciclo virtuoso no mercado brasileiro de gás passa, necessariamente, pelo cumprimento da agenda...