Os preços do petróleo fecharam em forte queda na quinta-feira (7), ampliando as quedas no final da sessão com sinais negativos sobre as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China.
Os contratos do petróleo WTI para março fecharam em queda de 2,53%, a US$ 52,64 por barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York, enquanto o Brent para abril recuou 1,69%, a US$ 61,63 por barril na ICE, em Londres.
O petróleo operou em queda durante toda a sessão, depois que um general líbio retomou o controle do maior campo de petróleo da Líbia. O campo de Sharara pode produzir cerca de 315 mil baris/dia e foi fechado no fim do ano passado, após um grupo armado ter assumido o controle das instalações, exigindo do governo melhores condições de vida na região. A sua retomada reforça os temores de excesso de oferta global da commodity.
Na tarde desta quinta-feira, os preços da commodity deram um salto, depois que o conselheiro econômico da Casa Branca Larry Kudlow disse que uma “distância significativa” permanece entre a China e os EUA nas negociações comerciais entre os dois países.
Separadamente, um representante da Casa Branca disse à CNBC que uma reunião entre o presidente Trump e a sua contraparte chinesa, Xi Jinping é “muito improvável” antes do dia 1º de março, quando termina o cessar-fogo tarifário de 90 dias acordado entre os dois países no final do ano passado. A notícia preocupa pois, caso não haja resolução para a disputa até esta data, as tarifas comerciais podem voltar a subir nos EUA. No entanto, uma fonte ligada à Casa Branca disse à CNBC que isso pode também não ocorrer.
O petróleo ampliou as quedas com a perspectiva de que a guerra comercial pode afetar negativamente a China, que é o maior importador líquido da commodity, gerando receios sobre a possibilidade de redução da demanda.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Petróleo cai com realização de lucros e mercado de olho na posse de Trump, mas sobe na semana
Os preços do petróleo chegaram a abrir em alta nessa sexta (17), em linha com os fortes ganhos da quinta (16), mas inverteram o sinal e fecharam em queda, à medida que o mercado realiza lucros e se...
Petróleo cai após falas do novo secretário do Tesouro dos EUA sobre sanções à Rússia
Os preços do petróleo fecharam em queda nesta quinta (16) pressionados por declarações de Scott Bessent, indicado ser secretário do Tesouro americano, durante sabatina no Senado. Bessent disse que os EUA...