BP Energy Outlook 2019 projeta ainda que aumento da produção será de 129%, mas país permanecerá sendo importador líquido
O consumo de gás no Brasil crescerá 114% entre 2017 e 2040, saltando de 38 bilhões de m³ para 82 bilhões de m³, ampliando a participação do combustível no mix de consumo do país, segundo o BP Energy Outlook 2019, divulgado nesta quinta-feira (14/2). Com isso, a participação do gás na matriz passará de 11% para 15% do total, com uma taxa de crescimento anual de 3,4%.
No entanto, até o fim do horizonte de pesquisa do estudo, o país continuará sendo importador líquido de gás. Atualmente, o Brasil tem um acordo de importação de até 30 milhões de m³/dia da Bolívia, além dos volumes variáveis que chegam ao país por meio do gás natural liquefeito (GNL).
Com relação à produção, o aumento deverá ser de 129%, passando de 28 bilhões de m³, em 2017, para um patamar esperado de 63 bilhões de m³, em 2040, e uma taxa de crescimento de produção de 3,7% ao ano.
Mundo
Enquanto no Brasil o consumo de gás crescerá a um ritmo de 3,4% ao ano e a produção, a 3,7% ao ano, no panorama internacional esse aumento se dará de forma mais robusta, fazendo com que esta fonte ultrapasse o carvão até meados da década de 2020 e alcance o petróleo já no fim da década. Como comparativo, a participação do carvão cairá de 28% para 20%, enquanto o petróleo sairá de 34% para 27%. A projeção corrobora o discurso no setor de que o gás é a fonte de energia de transição da era dos combustíveis fósseis para as tecnologias renováveis.
Nesse cenário, despontam Estados Unidos, Rússia e países do Oriente Médio que, somados, passarão a responder por 60% do aumento da produção de gás, que passará de um total de 3,6 trilhões de m³ para 5,3 trilhões de m³, passando de uma participação mundial de 23% para 26% e uma taxa de crescimento anual de 1,7%.
O gás natural liquefeito (GNL) ganha cada vez mais espaço, de acordo com o estudo da BP, e no fim do horizonte de pesquisa a perspectiva é que esse meio de envio da molécula se torne o principal, deixando para trás o transporte interregional por dutos, como ocorre hoje na Europa.
Fonte: Brasil Energia
Related Posts
Comgás recebe 41 propostas em chamada para aquisição de gás
A Comgás recebeu 41 propostas em sua mais recente chamada pública para contratar suprimento de gás natural, visando atender seus consumidores do mercado cativo, com foco em obter mais flexibilidade e...
Transportadoras se preparam para lançar plataforma de comercialização de gás natural no mercado
As transportadoras de gás natural se preparam para lançar uma plataforma eletrônica de comercialização de molécula, voltada para o mercado em geral. Será o próximo passo da Plataforma Eletrônica de Gás...